A mais recente das excêntricas cargas dos Antonov 124 é um modelo de módulo lunar

A Volga-Dnepr Airlines, empresa russa especializada em entrega aérea de cargas superdimensionadas e superpesadas, informou que entregou um modelo (“mock-up”) da estação Luna-25 que foi levada de Moscou para Blagoveshchensk, ambas na Rússia, a bordo de uma aeronave de transporte Antonov An-124-100 Ruslan.

A carga especial sendo embarcada no An-124 – Imagem: Volga-Dnepr Airlines

O modelo geral da estação automática Luna-25, desenvolvido por uma das empresas da indústria russa de foguetes e espaço, a NPO Lavochkina, com um peso total de 5.300 kg, foi entregue no aeroporto de Ignatievo com posterior transporte para o cosmódromo de Vostochny. O modelo destina-se a testes complexos de meios e sistemas técnicos do cosmódromo.

A implementação da expedição espacial Luna-25 é um passo importante na exploração do espaço sideral, pois, segundo a Rússia, permitirá subir a um nível qualitativamente novo na exploração da Lua e possibilitará um ângulo diferente para olhar as perspectivas para o desenvolvimento dos planetas do sistema solar, para compreender os mecanismos de origem dos planetas, o aparecimento da água e, consequentemente, da vida.

A espaçonave “Luna-25” foi totalmente criada usando a base de elementos russa e as mais recentes conquistas no campo da instrumentação espacial. A principal tarefa da missão é testar as tecnologias básicas para pouso suave na região circumpolar e realizar estudos de contato do solo na região do Polo Sul da Lua.

“Este ano estamos comemorando o aniversário de nossa cooperação frutífera com a NPO Lavochkina JSC, que já dura 25 anos. Durante esse tempo, não só entregamos mais de 300 toneladas de equipamentos exclusivos, mas também expandimos significativamente a gama de serviços prestados, que incluem a entrega aérea, o registro da documentação e passes necessários, a organização de escolta terrestre em aeroportos, a declaração de mercadorias perigosas, a prestação de entrega rodoviária até o destino e outros componentes”, disse Ekaterina Andreeva, Diretora Comercial da Volga-Dnepr Airlines.

“Temos orgulho de fazer parte desses projetos aeroespaciais de grande escala, que continuam a ser implementados apesar das dificuldades atuais, e estamos prontos para apoiar nossos clientes com serviços de logística abrangentes”, finalizou a Diretora.

Por mais de 30 anos, a Volga-Dnepr Airlines oferece soluções para parceiros da indústria aeroespacial. Durante este tempo, as aeronaves dotadas de rampa da empresa, An-124-100, An-124-150 e Il-76TD-90VD, realizaram mais de 1.000 voos, entregando quase 48.000 toneladas de equipamentos de satélite, peças de reposição para aeronaves, fuselagens, motores, helicópteros e outras cargas aeroespaciais.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias