Mais três gigantes aviões Antonov AN-124 estão de volta à ativa

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

A gigante russa Volga-Dnepr, especialista em carga aérea de grande volume e peso, confirmou que colocou de volta em sua frota mais três aeronaves Antonov AN-124, totalizando quatro exemplares em serviço, de um total de oito jatos do modelo ativos na frota.

A informação foi dada ao Air Cargo News por Konstantin Vekshin, Diretor Comercial do Grupo Volga-Dnepr, que entende que a parada geral da frota das gigantes aeronaves, cujo projeto remonta da era soviética, foi péssima para os negócios da empresa, dado o pico de demanda por carga aérea em meio à pandemia.

Segundo Vekshin, quatro jatos voando é um bom número, mas ainda longe da necessidade da empresa. Ele comenta que, por conta da capacidade limitada, a empresa tem procurado negociar bem os contratos e focar no transporte de cargas mais urgentes, como é o caso das vacinas.

“Estaremos focados nas indústrias e clientes que não conseguem sobreviver sem os AN-124”, disse o executivo. “Acho que, de muitas maneiras, este ano será uma réplica de 2020, mas estamos preparados para isso. Mais importante, estamos preparados para transportar cargas sensíveis. Carga sensível sendo qualquer coisa relacionada à vacina Covid-19”, completou. 

Por que pararam

Diante da seriedade de uma falha no motor de um dos seus AN-124, ocorrida em novembro e que resultou em um pouso de emergência, a empresa aérea decidiu por tirar de operação toda a sua frota de oito aviões Antonov AN-124 até que fosse possível garantir a segurança dos voos do modelo.

O acidente ainda está sendo investigado, mas uma falha não-contida em um dos motores fez com que partes danificassem a aeronave em voo, resultando num pouso forçado e danos substanciais ao avião, que veio a parar apenas após o final da pista.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias