Mais um avião novo de fábrica entregue à maior operadora de jatos Embraer E175 do globo

A Embraer entregou mais um jato do modelo E175 E1 à Skywest, que será operado nas cores da American Eagle, subsidiária regional da American Airlines. O jato, de matrícula N502SY (msn 17000883), pousou no aeroporto de Boise, localizado no estado americano de Idaho, nesse sábado, 21 de agosto, de acordo com dados da plataforma RadarBox.

A empresa norte-americana é uma tradicional cliente da Embraer, sendo a maior operadora de jatos E175 no mundo. A companhia, que presta serviços para quase todas as grandes empresas dos EUA, possui uma frota de mais de 200 jatos do modelo, número esse que chegará a 240 em breve, considerando a encomenda colocada na semana passada para 16 jatos novos.

Embora o sucesso do E175 E1, a fabricante brasileira ainda não conseguiu emplacar o E175 E2, versão mais nova da aeronave regional. Isso se deve, em parte, por conta da regra limitante da aviação americana, onde está seu maior mercado, que impõe limites de tamanho e peso para os jatos que fazem voos regionais.

Tal regra, chamada de “Cláusula de Escopo”, é uma pedra no sapato da Embraer que a fabricante “luta” para tentar remover, mas até agora os sindicatos de pilotos locais e a agência reguladora, não avançaram nas conversas sobre sua mudança.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias