A contagem regressiva continua: mais um Boeing 747-8 é entregue

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

A contagem regressiva para o fim da produção de um dos mais marcantes modelos da história da aviação avança mais um passo neste mês de setembro. A Boeing entregou outra unidade do Jumbo 747-8 à UPS, restando agora apenas mais 11 unidades para o encerramento definitivo.

A aeronave da vez foi o Boeing 747-8F registrado sob a matrícula N622UP, que decolou do aeroporto Paine Field, em Everett, onde fica localizada a linha de produção do modelo, na quinta-feira da semana passada, dia 3 de setembro.

Ele foi transladado para Louisville, principal base operacional da UPS, onde permaneceu até esta quarta-feira, 9 de setembro, partindo então para seu primeiro voo comercial rumo a Anchorage, no Alasca.

FlightRadar24 Voo Novo 747-8F UPS
O primeiro voo comercial do novo 747-8F – Imagem: FlightRadar24

Segundo a Boeing, este é o 25º 747 a se entregue à companhia cargueira norte-americana, uma vez que, além dos 17 747-8, também possui várias unidades da versão anterior 747-400F.

A UPS informa que ainda espera mais três entregas do 747-8F até o final deste ano de 2020, quando então a companhia aérea terá 20 deles em sua frota.

Não há mais nenhum exemplar da versão 747-8I de passageiros sendo produzida desde 2017 e, diante da ausência de novas encomendas também do cargueiro -8F, a Boeing confirmou oficialmente o fim da história do modelo no final de julho, conforme mostramos aqui.

Aos funcionários, a Boeing disse: “Enquanto nossas taxas de produção do 767 e 747 permanecem inalteradas, sob a luz da dinâmica corrente do mercado e as previsões, nós completaremos a produção do icônico 747 em 2022. Nosso compromisso com os clientes não termina aí, e nós continuaremos a prover suporte às operações do 747 no futuro”.

As 11 unidades do 747-8F ainda encomendadas são todas da própria companhia aérea UPS. Como a Boeing tem mantido para o modelo uma taxa de produção de um jato a cada 2 meses, o derradeiro Jumbo da UPS deve ser entregue em 2022, quando então nunca mais um Boeing 747 será visto saindo da linha de produção.

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias