Mais um exótico avião Beluga XL fica pronto na fábrica da Airbus

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

O terceiro avião de transporte especial BelugaXL da Airbus foi flagrado após sair do hangar de montagem em Toulouse, no final de semana passado. Enquanto isso, outros dois já estão voando desde o início desse ano em testes.

Os primeiros registros da aeronave foram feitos pelo fotógrafos francês @Eurospot e publicados em sua conta no Twitter. É possível ver o exótico avião ainda sem uma pintura na fuselagem, mas apenas com o estabilizador vertical montado sobre a cauda já nas tradicionais cores da fabricante.

Nome Ideal

Dependendo do seu ponto de vista, o Airbus Beluga é uma aberração ou uma maravilha da indústria da aviação. Seu formato lembra uma baleia Beluga, por isso que o nome não lhe poderia cair melhor.

À medida que a Airbus cresceu, sua frota de Belugas tornou-se insuficiente para suas necessidades. Como resultado, a fabricante precisava de uma atualização.

Lançado em novembro de 2014, o BelugaXL é baseado em um cargueiro A330-200, com uma grande reutilização de componentes e equipamentos existentes. De fato, o modelo XL tem uma capacidade muito maior que o seu antecessor, que era baseado no Airbus A300-600. 

E, embora a fuselagem tenha quase 7 metros de comprimento a mais, ela agora também é 1,7 metro mais larga, chegando aos 8,8 metros. A título de comparação, a fuselagem do gigante Airbus A380 tem 7,14 metros de largura. O jato é alimentado por motores Rolls Royce Trent 700.

O cockpit abaixado, a estrutura do compartimento de carga, a extremidade traseira e a cauda foram recentemente desenvolvidos em conjunto com parceiros, dando à aeronave sua aparência distinta.

O BelugaXL é a mais recente adição ao portfólio de transporte da Airbus. Enquanto o transporte aéreo continua a ser o principal método para o transporte de grandes componentes de aeronaves, a Airbus também usa o transporte rodoviário, ferroviário e marítimo para mover peças entre seus locais de produção. Tal como o BelugaST, a aeronave operará a partir de 11 destinos na Europa, continuando a reforçar as capacidades industriais e permitindo que a Airbus cumpra os seus compromissos.

O modelo XL recebeu a certificação da agência europeia EASA em novembro de 2019 e a aeronave de teste então passou por um processo de manutenção, antes de iniciar as operações.

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias