Mais um tipo de conversão do Airbus A321 em cargueiro está prestes a se concretizar

Sine Draco Aviation Development Ltd, uma empresa chinesa pertencente à Sierra Nevada, anunciou que o protótipo do A321-200 SDF foi levado para manutenção pesada na Ascent Aviation Services em Tucson, Arizona. A conversão do protótipo para a configuração de carga está planejada para ocorrer imediatamente após a manutenção.

A conversão de avião de passageiros em cargueiro da Sine Draco vai gerar mais uma versão de carga do Airbus A321. Sempre que uma aeronave tiver sido convertida por essa empresa, o avião será denominado A321 SDF (Sine Draco Freighter). Atualmente, duas outras conversões do A321 estão disponíveis no mercado, a P2F (da Airbus) e a PCF (da 321 Precision Conversions).

No caso da Sine Draco, seu projeto inclui a instalação de uma porta de carga de 3,6 metros de largura por 2,18 de altura no deck principal, um compartimento de carga também no deck principal com 14 posições de paletes. O compartimento de carga inferior também pode acomodar dez paletes, com o A321 sendo o primeiro tipo de avião cargueiro de corpo estreito (narrow body) com essa capacidade.

“O programa Sine Draco A321-200 SDF está progredindo excepcionalmente bem. Estamos nos aproximando do lançamento, temos contrato para todos os componentes principais e os preparativos para a modificação do avião para a configuração de carga estão em andamento”, diz o CEO da Sine Draco, Alex Deriugin. “Concluir a manutenção pesada antes da modificação permitirá que nossa equipe se concentre nos elementos críticos da conversão SDF do A321-200”.

A manutenção pesada ‘6Y’ inclui uma lista abrangente de tarefas de manutenção a serem realizadas, garantindo que o avião seja mantido de acordo com o Documento de Planejamento de Manutenção (MPD) do Airbus A321. As inspeções e reparos da estrutura da aeronave, sistemas e aviônicos e a substituição do computador de orientação de gerenciamento de voo pelo FMS Thales R1A e FG 2G Standard serão realizados. Durante outra manutenção mais leve, em setembro de 2020, o sistema de ADS-B e o trem de pouso principal e do nariz revisados .

A Sine Draco é uma empresa multinacional com sede em Nanchang, província de Jiangxi, China, com uma subsidiária em Bellevue, Washington, EUA. A Sine Draco oferece serviços de gerenciamento, certificação, técnico, design e engenharia para a indústria de aviação comercial internacional.

Informações da Sierra Nevada

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Embraer apresenta novo turboélice nos EUA, mas com menos assentos

0
O novo turboélice da Embraer foi apresentado hoje para empresas aéreas americanas, mas com menos assentos que o anunciado ao público.