Início Aeroportos Malha aérea doméstica prevista para junho confirma retomada da aviação no Brasil

Malha aérea doméstica prevista para junho confirma retomada da aviação no Brasil

A malha aérea doméstica programada para junho confirma os sinais de retomada registrados em maio. É o que mostram as informações do levantamento da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) com dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Segundo a Associação, a média diária de partidas para este mês de junho de 2021 é de 1.319, ou o equivalente a 55% da oferta pré-pandemia, no início de março de 2020, antes das medidas de isolamento social e de fechamento de fronteiras.

Na comparação com o mês imediatamente anterior, há um crescimento de 28,3% sobre as 1.028 decolagens por dia registradas em maio de 2021. Já sobre abril 2021, o pior mês deste ano, o crescimento é de 54,4% sobre as 854 decolagens diárias.

“Acreditamos que o avanço no número de vacinados está influenciando o crescimento da oferta. Agora com a vacina chegando a novos grupos e pessoas mais jovens a tendência é que os números sigam evoluindo, o que é muito importante para dar fôlego à retomada do setor aéreo”, afirma o presidente da ABEAR, Eduardo Sanovicz.

No gráfico abaixo, barras amarelas mostram a média diária de partidas desde abril de 2020, pior mês para a malha aérea doméstica durante a pandemia. Nas barras azuis, nota-se a comparação com a oferta diária de decolagens no início de março de 2020, antes das medidas de isolamento social e de fechamento de fronteiras.

Fonte: ANAC | Elaboração ABEAR

Informações da ABEAR

Sair da versão mobile