Iniciados serviços de manutenção na pista do Aeroporto de Parnaíba (PI)

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Infraero Obra Pintura Pista Aeroporto Parnaíba
Imagem: Infraero

A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) informa que iniciou serviços de manutenção na pista de pousos e decolagens do Aeroporto de Parnaíba – Prefeito Dr. João Silva Filho, no estado do Piauí.

Segundo a empresa, desde o último sábado, 10 de outubro, foram iniciados os trabalhos de atualização das marcações de solo, com previsão de conclusão em até 30 dias.

A intervenção tem como objetivo garantir que as operações no aeródromo da Parnaíba continuem acontecendo conforme os padrões necessários à segurança das aeronaves e dos usuários.

Inaugurado em outubro de 1971, o terminal está posicionado estrategicamente no litoral piauiense, no coração do Delta do Parnaíba, servindo também de porta de entrada para belos pontos turísticos também de outros estados.

O aeroporto contribui para o desenvolvimento da região, além de ser uma excelente opção para turistas interessados em curtir a Rota das Emoções, que envolve os estados do Piauí, Ceará e Maranhão.

Inspirado na arquitetura do Aeroporto Santos Dumont (RJ), o terminal parnaibano tinha, até a suspensão devido à pandemia, rota regular operada pela empresa aérea Azul, em voos chegando da cidade de Campinas (SP) e prosseguindo depois para Teresina (PI). Até o momento, entretanto, informações da ANAC mostram que as operações regulares ainda não foram retomadas.

O sítio aeroportuário de Parnaíba ocupa área de 2,33 milhões de m². Nele, estão inseridos o terminal de passageiros, que conta com 2,9 mil m², e a pista de pousos e decolagens, que tem 2,5 mil metros de comprimento e 45 metros de largura, com capacidade para operação de aeronaves de grande porte, como o Boeing 767-300.

Aeroporto Parnaíba Piauí Vista Aérea
Aeroporto de Parnaíba (PI) – Imagem: FlightRadar24 / Google Maps

A Infraero assumiu a administração no aeroporto em junho de 2004. No início de suas operações, o aeródromo foi administrado pelo Segundo Comando Aéreo Regional (Comar II) e, em seguida, pelo Governo do Estado do Piauí.

Em 2005, o terminal foi habilitado para o tráfego aéreo internacional de passageiros. O nome do terminal é uma homenagem ao médico João Tavares da Silva Filho, que foi prefeito da cidade por dois mandatos: o primeiro entre 1967 e 1970 e o segundo de 1983 a 1988.

Com informações da Infraero

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias