Veja as rotas das vacinas da Covid-19 pelos aviões da FAB e empresas aéreas

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Desde ontem, 18 de janeiro, conforme temos acompanhado aqui no AEROIN, a logística de distribuição aérea das vacinas CoronaVac da Covid-19 foi colocada em prática após a aprovação emergencial do uso das mesmas.

Assim, tanto as empresas aéreas que se colocaram à disposição do país para o transporte gratuito, quanto a Força Aérea Brasileira (FAB) passaram a levar em seus aviões os lotes de vacinas para todas as partes do Brasil.

Houve até quem criticasse a FAB por não ter pousado, por exemplo, no Rio de Janeiro, porém, o trabalho de distribuição é coordenado entre todas as aeronaves civis e militares disponíveis, portanto, se a Força Aérea não foi até lá, é porque um voo civil foi escalado para o destino.

Veja no mapa a seguir como foi programada a operação dos 4 modelos de aviões da FAB que atuaram no primeiro dia da missão.

Segundo a apresentação gráfica montada pela Força Aérea, a aeronave Embraer KC-390 decolou de Guarulhos para deixar a primeira carga de vacinas em Goiânia, seguindo depois para pousos em Teresina e Fortaleza.

Enquanto isso, o Lockheed C-130 Hercules partiu do aeroporto paulista para uma parada em Brasília, depois voando para Manaus, Boa Vista, Rio Branco e Porto Velho, nesta ordem.

Em Manaus, parte das vacinas descarregadas pelo C-130 foram embarcadas em aviões Embraer C-97 Brasília para as cidades de Macapá e Tabatinga (AM).

Por fim, nota-se que o modelo Casa C-105 Amazonas saiu do GRU Airport com destino a Florianópolis e depois Campo Grande.

Além destes destinos da FAB, temos informações também de algumas das rotas que foram feitas ou estão sendo feitas pelos aviões civis, conforme listadas a seguir.

Voos da Azul Linhas Aéreas e da Gol Linhas Aéreas levaram a CoronaVac para Cuiabá, Vitória, João Pessoa, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Recife, Belo Horizonte, Salvador, São Luis, Aracaju, Natal, Maceió e Palmas.

Embora não haja uma listagem completa de outras empresas, aviões da Latam, incluindo os cargueiros da Latam Cargo, também transportaram as vacinas para destinos nos estados da Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Paraíba e Pernambuco, bem como a empresa de táxi aéreo Líder Aviação apoiou a distribuição com suas aeronaves de menor porte.

Vela lembrar que não necessariamente todos os destinos e todas as empresas participantes foram citados acima, podendo haver muitos outros voos além destes.

Considerando-se apenas estas operações descritas nesta matéria, o mapa geral da distribuição das vacinas neste início de missão de imunização ficou dessa forma:

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Tamanho do Embraer E195-E2 favorecerá a KLM, afirma CEO

0
Em entrevista exclusiva ao AEROIN, o CEO da KLM Cityhopper apontou as vantagens do novo Embraer E2, e como isso é importante para a aérea.