Início Empresas Aéreas Entenda o porquê deste avião Airbus A350 estar pintado de verde fluorescente

Entenda o porquê deste avião Airbus A350 estar pintado de verde fluorescente

Nos últimos dias circulou uma imagem de um Airbus pintado numa cor verde-fluorescente, parecendo aquelas canetas “marca-texto”, algumas pessoas falaram que é montagem do Photoshop, mas não é bem assim, há uma explicação.

Airbus A350 da Cathay Pacific © Joe Gullusci

As belas e reais imagens foram divulgadas pelo spotter Joe Gullusci, de Toronto, no Canadá. Os registros mostram um Airbus A350-900 da Cathay Pacific taxiando, enquanto que a cor verde se destaca nas asas e no estabilizador horizontal e profundores.

Apesar de algumas pessoas falarem que o efeito teria sido fruto de alguma brincadeira de adolescentes no Photoshop, não é. Na verdade, tudo deveu -se a uma medida de segurança.

Toronto é uma cidade no extremo norte do globo e onde neva durante diversos meses por ano. A neve e o gelo que caem no avião deformam a superfície aerodinâmica da aeronave, principalmente das asas, e podem prejudicar, e muito, a sustentação.

Um caso mais recente disso foi o Fokker 100 que caiu recentemente no Cazaquistão, após a tripulação negligenciar a camada de gelo sobre a asas tentar uma decolagem mesmo assim. O resultado todos conhecemos, uma decolagem frustrada, seguido de um acidente de vários mortos.

De-ice

O processo de remoção do gelo é chamado de-ice, o que não é grande novidade para quem acompanha a aviação. Nele, um fluido quente e de alta pressão remove a neve e gelo acumulados.

Esse processo é feito por caminhões equipados com braços (mini-gruas) que aplicam o jato de de-ice. Porém, isto é feito numa área específica do pátio do aeroporto, de onde a aeronave segue até a pista de decolagem.

Acontece que, neste tempo entre o fim do processo e a decolagem, pode acontecer de acumular novamente gelo e neve dependendo da condição climática, e é aí que entra outro agente: o fluido anti-ice.

Ao contrário do de-Ice, que tem cor amarelada, este fluido anti-ice tem a cor verde e serve para impedir a formação de gelo e neve nas superfícies críticas como asa e estabilizador horizontal por algum tempo.

O fluido é uma espécie de gosma, ao mesmo tempo viscosa e escorregadia. Ele gruda na superfície do avião e “agarra” o gelo que se formou e a neve que está caindo. Fica assim até a decolagem, quando começa a perder sua viscosidade e se desprender quando o avião passa de 100 nós de velocidade.

Isto é possível devido a sua composição química. O uso dessa mistura é algo relativamente novo na aviação e até onde se sabe apenas o Canada utiliza, onde tem o nome técnico de “Fluído Tipo 4”, sendo que o Tipo 1 é o de-ice amarelo.

A cor diferente dos dois fluidos serve para tanto a tripulação, quanto os técnicos que os aplicam, visualizem com facilidade as áreas já cobertas.

Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagens pela Avianca Brasil e Azul Linhas Aéreas. #GoBroncos #GoBeach #2A