Em marcante despedida, Aeroporto é fechado para nunca mais voltar a operar

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Aeroporto Berlim Tegel Despedida

A data de ontem, 8 de novembro, está marcado para sempre na história do Aeroporto Otto Lilienthal, também conhecido como Berlim Tegel ou por seus códigos TXL e EDDT. Ou melhor, ele marca, na verdade, o fim definitivo da história de Tegel.

Após 72 anos desde sua abertura, em 1948, o aeroporto da capital alemã fecha eternamente suas pistas, pátios e terminais ao dar lugar para o novo Aeroporto Berlim Brandenburg, inaugurado no dia 31 de outubro.

O último dia de operações de Tegel foi repleto de cerimônias de despedida, tanto civis quanto militares, além de um marcante apagar de suas luzes ao cair da noite, selando para sempre o fim, conforme você verá nos vídeos desta matéria.

Ainda sob a luz do dia, três helicópteros da polícia federal alemã fizeram uma despedida simbólica ao pousar e logo decolar de forma coordenada no pátio do aeroporto, à frente das câmeras de dezenas de funcionários:

Algum tempo depois, o último voo comercial de Tegel protagonizou uma nova ação de despedida ainda mais marcante. Ao partir, o voo de número AF-1235 da Air France, rumo a Paris com o Airbus A320 de matrícula F-GKXP, foi escoltado por vários veículos “Follow me” do aeroporto e batizado por jatos de água de diversos caminhões do Corpo de Bombeiros.

Mas não foi apenas uma despedida para a aeronave. O A320 parou entre os caminhões e, um após o outro, eles foram desligando os jatos de água até o último, simbolizando também a despedida de suas importantes atuações em Tegel:

Por fim, se já não fosse o bastante toda a emoção da cerimônia de batismo e decolagem do último voo, o encerramento eterno da história de Berlim Tegel ainda contou com outro ato simbólico extremamente marcante.

Após uma mensagem de agradecimento e despedida pronunciada nos auto-falantes do aeroporto, as luzes da Torre e do Terminal de Passageiros, bem como dos letreiros de identificação de Tegel e a mensagem de #ObrigadoTXL escrita na Torre, foram sendo apagadas uma a uma, até a completa escuridão:

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias