Marmota que tentou fugir pela pista de um grande aeroporto é resgatada nos EUA

Um tratador de cães da Administração de Segurança de Transporte (TSA) dos EUA conseguiu um novo parceiro temporário quando resgatou uma marmota no Aeroporto Internacional Washington. Responsável pelos cães que farejam explosivos, Shelby Tibbs resgatou uma marmota que avistou correndo pela pista do aeroporto de Dulles quando terminava uma rodada de treinamento com seu cão, um pastor alemão chamado Dux.

Tibbs avistou a corrida da marmota para se proteger e estava preocupado com sua segurança, disse um comunicado à imprensa da TSA. Parecia que o roedor estava sofrendo sob o sol quente. 

“Estava muito quente naquele dia e o asfalto parecia que estava a mais de 37 graus”, disse ele. “Eu a alcancei, enrolei a guia em torno dela várias vezes e a peguei”.

Tibbs teve o cuidado de enrolar a guia na boca da marmota para que ela não o mordesse. O jovem tem experiência em controle de animais, já foi inoculado contra raiva e foi muito cuidadoso no manejo do animal para não machucá-lo.

Depois disso, enquanto Dux ficava comportado na caminhonete sob o ar-condicionado, Tibbs e o pessoal da divisão de operações da Metropolitan Washington Airports Authority (MWAA) cumpriam a missão de transportar a marmota para um riacho próximo à propriedade do aeroporto, onde o animal foi solto com segurança.

“Acho que ele queria pegar um voo para algum lugar frio porque estava muito calor naquele dia. Acho que ele não conseguiu comprar a passagem”, brincou. “Pelo menos, ele foi um ótimo passageiro enquanto dirigíamos para o riacho próximo”.

A vida selvagem próxima das pistas de aeroportos é um risco para sua segurança e para a segurança de aviões e outros veículos que se deslocam ao longo das áreas de operação do aeroporto ao longo da pista e das pistas. Equipes especializadas monitoram e agem para que todos os riscos sejam mitigados.

Tibbs disse que estava feliz em ajudar a marmota perdida. Desde então, o pessoal do aeroporto o apelidou de “Domador de Marmotas”.

Informações da Metropolitan Washington Airports Authority

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias