Mau odor leva avião da Azul pousar em local inesperado

Um voo da Azul Linhas Aéreas na rota de Manaus a Rio Branco teve que pousar em Porto Velho depois um odor de queimado foi sentido pela tripulação. O caso aconteceu no dia 8 de maio e foi registrado recentemente na base de dados do CENIPA, órgão da FAB a cargo das investigações de incidentes e acidentes no Brasil.

Segundo o relatado, o voo de carga AD-2034, operado pelo Embraer E195-E1 PR-AYO, com cinco tripulantes a bordo, já estava em fase de cruzeiro quando surgiu o cheiro incomum e de forma intermitente. A equipe a bordo não conseguiu detectar a origem daquele odor e também não havia fumaça aparente ou alertas dos sensores da aeronave.

Por conta disso, os pilotos no comando do jato declararam emergência e usaram as máscaras de oxigênio durante a descida e aproximação para Porto Velho, em Rondônia, onde o pouso ocorreu normalmente e sem intercorrências.

Após uma checagem, a aeronave decolou novamente e vem operando desde então, sem novas ocorrências. A causa do odor não foi informada e o trabalho do Cenipa no caso já está encerrado.

Imagem: FlightRadar24
Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias