Início Aeroportos Com medo de 2ª onda de Covid, Guarda Nacional será usada em...

Com medo de 2ª onda de Covid, Guarda Nacional será usada em aeroportos de Nova Iorque

O governador de Nova Iorque anunciou nesta sexta-feira, 6 de novembro, que irá utilizar a Guarda Nacional nos aeroportos do estado para controlar a entrada de passageiros através de testes de Covid-19.

Soldado da Guarda Nacional do Havaí afere temperatura de passageiro © Army NG photo by Sgt. John Schoebel

A Guarda Nacional nos EUA é a segunda parte da reserva do Exército, logo após a própria reserva oficial. São constituídos de civis que trabalham parte do tempo como militares, formando o conceito original de milícia estabelecido na formação do país.

Elas respondem direto ao governador e na atualidade são uma força adicional, fazendo trabalho similar aos quais a Defesa Civil e o Exército fazem no Brasil diante de catástrofes e eventos extraordinários. Mas eles também podem ser (e são) usados em guerras reais como a do Afeganistão.

Neste sentido de eventos extraordinários, o governador Andrew Cuomo disse que o uso da Guarda Nacional de Nova Iorque “É para que as pessoas entendam que estamos levando isto a sério. Você não deve pousar aqui (em Nova Iorque) se não tiver testado negativo e com os testes em mãos”, afirmou em coletiva, segundo reporta a ABC7.

A medida vem após o estado de Nova Iorque ver sua taxa diária de aumento de casos quase bater 2% com tendência de subida, além claro da subida de casos na Europa. O Brasil é hoje ligado ao estado de Nova Iorque apenas com voos da LATAM, utilizando o Boeing 767-300ER para o aeroporto JFK.

Os aeroportos John F. Kennedy (JFK) e Newark, este no estado vizinho de Nova Jérsei, mas que atende à cidade de Nova Iorque, são as principais portas de entrada de voos da Europa nos EUA, sendo eles o foco principal do governador ao utilizar a Guarda Nacional para reforçar a equipe de fiscalização.

Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A