Melhora da economia traz 5 novos voos internacionais para o GRU Airport, em SP

Após anos de queda ou crescimento lento, o GRU Airport voltou a mostrar números animadores. Mais de 42 milhões de passageiros utilizaram, em 2018, o Aeroporto Internacional de São Paulo, o que representa um recorde histórico de movimentações, superando a marca alcançada em 2014, quando o aeroporto promoveu 39,5 milhões de passageiros. À época, a Copa do Mundo de futebol foi um dos fatores contribuintes para o número.

5 novas rotas internacionais

Em 2018, foram lançados 13 novos voos de sete companhias, para 11 cidades diferentes, o que rendeu ao GRU Airport o “Routes Americas Marketing Awards”, prêmio concedido à companhia que melhor fomenta novas rotas nas Américas.

Neste ano, a Gol já anunciou que vai operar sete novos destinos desde GRU Airport, devido à redução do ICMS proposta pelo governo do Estado de São Paulo. Para além dos limites regionais, o aquecimento do mercado tem servido como impulsionador as operadoras low-cost e empresas áreas nacionais e internacionais investirem mais no país.

A Virgin Atlantic começa a voar para GRU em 2020

Em dezembro, a Lufthansa reativa a rota Munique-Guarulhos, após três anos de suspensão e operada com A350; a Air Canada lança o voo Montreal-Guarulhos; a Latam Brasil inaugura sua operação Lima-Guarulhos e, em 2020, a Virgin Atlantic passa a voar diariamente de Guarulhos para Londres e a low-cost chilena JetSMART, a Santiago.

Números de GRU

Desde o início da concessão, em novembro de 2012, a capacidade aeroportuária aumentou de 30 para 50 milhões de passageiros por ano. Em dezembro de 2018, o DECEA implantou o projeto Agile em GRU, que permite pouso e decolagem simultâneos, quando em boas condições de tempo. O procedimento diminui o tempo de espera das aeronaves (no ar e em solo), reduz a emissão de CO2 e aumenta a pontualidade dos voos. Foram treinados 227 controladores de tráfego aéreo, somando mais de 4,8 mil horas de exercícios práticos, incluindo simulação em 3D.

A low-cost chilena JetSmart foi a mais recente aquisição do aeroporto

A movimentação média diária é de aproximadamente 120 mil passageiros e cerca de 830 operações de pousos e decolagens. Nos últimos 12 meses, foram quase 270 mil partidas e chegadas para 104 destinos regulares: 51 internacionais e 53 domésticos atendidos por 40 empresas aéreas. O aeroporto é também a mais importante porta de entrada e saída de cargas do Brasil, movimentando aproximadamente 42% das exportações e importações por via aérea no país.

Carlos Ferreira

É profissional de marketing e pesquisador de temas relacionados à aviação há quase duas décadas. Leva a câmera fotográfica para onde vai e faz mais fotos de aviões do que dos passeios. Responsável pela linha editorial da revista eletrônica AEROIN.net.