Anunciados os melhores aeroportos da América Latina e Caribe em experiência do cliente em 2020

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Punta Cana – Foto de Dmitry Avdeev, CC BY-SA 3.0 GFDL 1.2, via Wikimedia Commons

A Airports Council International (ACI), organização sem fins lucrativos que representa os aeroportos do mundo, anunciou hoje os vencedores deste ano dos prêmios Airport Service Quality (ASQ). Os prêmios destacam os melhores aeroportos do mundo de acordo com a opinião de seus passageiros.

A pandemia da Covid-19 teve grande impacto no tráfego global de passageiros em 2020, além de alterar as percepções e expectativas dos clientes em relação à experiência aeroportuária.

Assim, com base em novas perguntas relacionadas às medidas de higiene, adicionadas ao questionário da pesquisa, a ACI lançou um novo prêmio: “Melhores Medidas de Higiene por Região”. Há dois vencedores inaugurais da nova categoria na América Latina e no Caribe.

Este prêmio dá aos aeroportos a possibilidade de aferir a percepção dos passageiros em relação às novas medidas de higiene e reconhece o sucesso dos aeroportos em atender à intensa demanda por higiene. A nova categoria também complementa o programa de Credenciamento Sanitário de Aeroportos da ACI (Airport Health Accreditation Programme – AHA), lançado no ano passado, que já credenciou mais de 275 aeroportos.

Apesar do desafio de coletar respostas para a pesquisa de embarques em 2020, os aeroportos da América Latina e do Caribe conseguiram reunir dados ao longo do ano, e a nova categoria Higiene permitiu-lhes medir a experiência do cliente com a segurança e higiene, cruciais durante esse período.

“Tenho o prazer de parabenizar os aeroportos vencedores da América Latina e do Caribe pelo sucesso no Airport Service Quality Awards (ASQ), que representam o reconhecimento máximo para os operadores aeroportuários em todo o mundo e ressaltam a excelência na experiência do cliente. Os clientes se manifestaram e reconheceram os esforços bem-sucedidos dos aeroportos para oferecer uma melhor experiência ao usuário em circunstâncias muito difíceis durante a pandemia”, afirmou o diretor-geral da ACI-LAC, Dr. Rafael Echevarne.

Os aeroportos premiados na América Latina e no Caribe são:

•    Aeroporto Internacional de Curaçao – Curaçao, Antilhas Holandesas
•    Aeroporto Internacional Daniel Oduber Quirós – Libéria, Costa Rica
•    Aeroporto Internacional José Joaquín de Olmedo – Guayaquil, Equador
•    Aeroporto Internacional de Punta Cana – Punta Cana, República Dominicana
•    Aeroporto Internacional de Quito – Quito, Equador

Os prêmios ASQ são patrocinados pela empresa de tecnologia de viagens Amadeus e, este ano, 108 prêmios foram concedidos a 89 aeroportos em todo o mundo. O programa Airport Service Quality (ASQ) é o principal programa de medição e avaliação da experiência dos passageiros nos aeroportos do mundo todo.

A ACI informa que adaptou o rigoroso processo de controle de qualidade do programa de prêmios ASQ para garantir que a avaliação comparativa e os resultados das pesquisas se mantivessem no máximo nível de qualidade durante a pandemia da Covid-19.

Informações da ACI

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias