Mentira em formulário de imigração custará R$ 76 mil a quatro viajantes

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

red airplane
Foto de Tanathip Rattanatum via Pexels.com

Quatro passageiros que voaram para o Aeroporto Internacional de Birmingham, na segunda-feira da semana passada (15), foram multados em £10.000 (cerca de R$ 76.000 na cotação atual) cada, por não informarem aos oficiais de fronteira em um formulário obrigatório que eles vinham de um dos 33 países da chamada ‘Lista Vermelha’.

Reporta o The Guardian que, por volta do meio-dia, a Polícia de West Midlands disse que parou os quatro viajantes e aplicou multas pesadas por tentarem evitar a quarentena obrigatória em hotel a um custo de £1.750 por pessoa por 10 dias e 11 noites de acomodação. Também incluído no ‘pacote’ de quarentena está o transporte de e para o hotel, três refeições por dia e segurança 24 horas. Os viajantes só podem deixar seus quartos por curtos períodos, mas somente após obterem permissão.

Além da multa, se forem encaminhados para processo judicial, os quatro passageiros podem pegar pena máxima de 10 anos de prisão – três anos a mais do que a pena máxima atual para estupro. No entanto, entidades duvidam que se dará uma pena máxima para um caso como esse.

Lista vermelha

Alguns dos países sujeitos às restrições da Lista Vermelha incluem a África do Sul e o Brasil, bem como Portugal, os Emirados Árabes Unidos e grande parte da América do Sul. A secretária do Interior, Priti Patel, não descartou a adição de mais países à lista como parte dos esforços da Inglaterra para impedir a entrada de novas variantes do vírus Sars-CoV-2.

Embora se espere que os passageiros reservem e paguem pelo pacote de quarentena antes de pousar na Inglaterra, cabe aos guardas de fronteira e à polícia verificar cuidadosamente o histórico de viagens de cada um para ter certeza de que não estão mentindo e tentando pular a quarentena do hotel.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias