Mercado brasileiro se destacou nos dados operacionais de fevereiro da LATAM; confira

O Grupo LATAM Airlines e suas filiais informam suas estatísticas preliminares de tráfego referentes a fevereiro de 2020, incluindo o comparativo com o mesmo mês de 2019, e os dados mostram que o mercado brasileiro foi destaque no período.

Avião Airbus A320 LATAM
Airbus A320

Conforme você verá na tabela ao final, tanto a demanda de passageiros quanto a oferta de assentos para o grupo todo aumentaram, respectivamente, 4,9% e 5,2%, mas esse menor aumento de passageiro-quilômetro (demanda) do que de assentos-quilômetro (oferta) levou a uma diminuição de 0,3 pontos percentuais na taxa de ocupação, alcançando 83,8% frente aos 84,1% de fevereiro de 2019.

No caso específico do tráfego internacional, em termos de passageiro-quilômetro o segmento perdeu representatividade nas operações do grupo. O internacional caiu para 52% do tráfego total da LATAM, enquanto representava quase 58% no mesmo mês do ano passado.

Avião Boeing 777 LATAM
Boeing 777, um dos modelos dos voos internacionais da LATAM

A contração do tráfego internacional foi de 6,2% no comparativo anual de fevereiro, mas a LATAM destaca que o número é resultado de ajustes de malha aérea feitos durante 2019.

Essa mudança foi causada não apenas pela contração dos números do internacional, mas também por um forte aumento dos nacionais, especialmente do Brasil. O tráfego doméstico de passageiro-quilômetro aumentou 27,1% por aqui e 11,4% nos demais mercados de língua espanhola no comparativo anual, como reflexo de um aumento de capacidade.

Com isso, o Brasil teve aumento de 1% na taxa de ocupação no comparativo dos meses de fevereiro de 2019 e 2020, enquanto houve redução de 1,7% para o consolidado dos demais países do grupo e de 0,1% no internacional, resultando na queda total de 0,3% citada anteriormente.

Enquanto isso, o mercado de transporte de cargas da LATAM amarga redução de 57,9% para 52,4% no fator de ocupação de cargas entre fevereiro de 2019 e 2020, e de 55,1% para 51,3% no comparativo entre os acumulados dos dois anos até fevereiro.

A seguinte tabela resume as estatísticas operacionais do mês para as principais unidades de negócio da LATAM.

Notas

  • (1) Doméstico SSC = Operação doméstica de passageiros da LAN em países de língua espanhola. As estatísticas de passageiros incluem operações domésticas no Chile, Peru, Argentina, Equador e Colômbia;
  • (2) Doméstico Brasil = Operações domésticas de passageiros da TAM no Brasil;
  • (3) Os números do transporte de carga são apenas da LAN e não incluem as cargas transportadas pela TAM.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias