Mercado de digitalização de companhias aéreas pode crescer mais de US$ 35 bilhões até 2030

Foto: ICAO

A consultoria Research And Markets acaba de adicionar o relatório “Global Airline Digitalization Growth Opportunities” ao seu portfólio, dando um panorama amplo do mercado de digitalização de companhias aéreas, que tem previsão de crescimento de mais de US $ 35 bilhões em receitas até 2030.

Segundo a análise, trata-se de um mercado altamente fragmentado, com as 15 principais empresas respondendo por quase 26,5% da participação. Não se espera que este valor de participação mude significativamente durante o período de previsão (2021-2030). As principais empresas do mercado em receita estimada incluem Amadeus, Sabre, SITA, IBM, Boeing, Airbus e PROS. Estima-se que o mercado tenha mais de 100 empresas e continuará a crescer à medida que novas start-ups entram com soluções de nicho baseadas em tecnologias de próxima geração visando necessidades específicas das companhias aéreas.

Nuvem

As principais companhias aéreas em todo o mundo se comprometeram a migrar toda a sua infraestrutura de tecnologia da informação (TI) para uma infraestrutura em nuvem na próxima década. Prevê-se que as operadoras de serviço completo tradicionais com uma quantidade significativa de cargas de trabalho de TI em sistemas legados e que enfrentam forte concorrência digital de operadoras de baixo custo liderarão essa tendência de mercado. 

Migrar cargas de trabalho para a nuvem, aumentar as experiências de passageiros sem contato, otimizar processos internos, melhorar o alcance do cliente por meio da personalização e aumentar as receitas auxiliares são os principais motores de crescimento do mercado de digitalização de companhias aéreas.

Um fator de sucesso notável para as companhias aéreas é a criação de uma equipe com orçamentos dedicados para iniciativas digitais, mas treinar e recrutar funcionários com habilidades digitais são os principais desafios. 

A análise de dados em tempo real com uma tela interativa / interface gráfica do usuário também é uma área de foco principal e deve ter uma maior penetração no médio prazo (2024-2025). Além disso, a blockchain está ganhando força em investimentos em pesquisa e desenvolvimento de aviação, à medida que as companhias aéreas investigam seu uso potencial em distribuição, programas de fidelidade e gerenciamento da cadeia de suprimentos.

Os principais processos que recebem altos investimentos na aviação são o gerenciamento de interrupções e as iniciativas de personalização. Os principais componentes que as companhias aéreas buscam em uma solução digital incluem recursos modulares, alta interoperabilidade com sistemas novos e existentes e parcerias com partes interessadas digitais. 

Proteção de Dados

O crescimento das soluções interconectadas criou um ecossistema de dados vulnerável, resultando em vários regulamentos de dados em todas as regiões, monitorando os esforços para aumentar a segurança dos dados confidenciais. 

Esses fatores, juntamente com um maior foco global na privacidade de dados, intensificarão os gastos das companhias aéreas com soluções de segurança cibernética. Como tal, a adoção de plataformas de dados que melhoram as operações e atividades comerciais deve aumentar ao longo do período previsto.

Os fabricantes tradicionais de aeronaves e motores também desempenham um papel significativo neste mercado. Esses participantes podem identificar e obter novos fluxos de receita à medida que passam por sua própria transformação digital. Essas empresas, junto com empresas de tecnologia e start-ups, irão potencialmente mudar a dinâmica do mercado durante o período de previsão.

A pandemia afetou negativamente o mercado global de digitalização de companhias aéreas. Embora as soluções digitais tenham aumentado para garantir uma experiência segura ao passageiro, a pandemia reduziu as operações, levando a receitas historicamente baixas e limitando os orçamentos digitais e de tecnologia da informação das companhias aéreas. 

O crescimento do mercado depende da rapidez com que as companhias aéreas podem se recuperar da pandemia. Apesar da pandemia, prevê-se que o mercado de digitalização de companhias aéreas continue crescendo no longo prazo.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias