No mesmo dia e no mesmo aeroporto, Boeing 737 da Turkish e jato executivo quebram trem de pouso

Um jato executivo quebrou o trem de pouso e um Boeing 737-800 da Turkish Airlines saiu da pista após fazer sua segunda tentativa de pouso, ambos na Ucrânia nessa quinta-feira.

Acidente avião Boeing 737 Turkish Odessa

O incidente da Turkish ocorreu com o voo TK 467 de Istambul, na Turquia, para Odessa, na Ucrânia, às margens do Mar Negro.

O 737-800 de matrícula TC-JGZ tinha feito uma aproximação e acabou arremetendo, fazendo órbitas circulares próximo ao aeroporto quando prosseguiu para uma segunda tentativa de pouso.

Flight Radar 24 Voo Turkish 737 Odessa
Trajetória do 737 antes do pouso final – Imagem: FlightRadar24

Acidente avião Boeing 737 Turkish Odessa

Mas, nesta segunda tentativa, acabou saindo da pista e o seu trem de pouso do nariz acabou quebrando/colapsando, fazendo com que a parte da frente da aeronave atingisse o chão.

Mesmo assim nenhuma pessoa se feriu gravemente e os passageiros saíram da aeronave através das escorregadeiras de ar que foram acionados pela tripulação.

Acidente avião Boeing 737 Turkish Odessa

Acidente avião Boeing 737 Turkish Odessa

Um vídeo mostra o momento em que os passageiros evacuavam a aeronave logo após o incidente:

Este incidente do 737 da Turkish foi o segundo do mesmo tipo no dia no Aeroporto de Odessa.

Mais cedo, durante a manhã, um jato executivo também colapsou seu trem de pouso dianteiro enquanto decolava do aeroporto ucraniano, que não registrou condições meteorológicas adversas durante o dia de hoje.

Acidente avião executivo decolagem Odessa

Carlos Martins

Despertou a paixão pela aviação em 1999 em um show da Esquadrilha da Fumaça. Atualmente é Piloto Comercial, Despachante, Bacharel em Ciências Aeronáuticas, membro da AOPA e veterano da Western Michigan University #GoBroncos