Metade da frota de Boeing 737 MAX da Cayman Airlines voará nesse fim de semana

Os observadores de aviões das Ilhas Cayman terão uma oportunidade rara neste fim de semana quando a Cayman Airways Limited (CAL) realizará um voo com uma de suas aeronaves 737-8 Max, como parte necessária do seu programa de manutenção. Quem anunciou foi a própria empresa em seu site na internet.

Cayman
Foto de Nathan Coats via Wikimedia Commons

Os dois MAX da CAL não voam desde que a companhia aérea aterrou voluntariamente sua frota em março de 2019, tornando-se a primeira companhia aérea do mundo a fazê-lo. 

O voo de manutenção do VP-CIW, sairá do Aeroporto Internacional Owen Roberts e será operado pelos comandantes Stephen Coe e Perry Panton. No voo também estará um observador da Autoridade de Aviação Civil das Ilhas Cayman (CAACI) e um representante do fabricante.

 A data do voo de manutenção do segundo Max (VP-CIX) ainda não foi determinada, mas ocorrerá no início de março. 

“Por quase um ano, as aeronaves MAX aterradas foram mantidas sob um programa de manutenção de armazenamento ativo, conforme especificado pelo fabricante”, explicou o presidente e CEO da CAL, Fabian Whorms, que também é engenheiro aeronáutico. 

“Voos de manutenção de rotina tornam-se necessários ao longo do tempo como parte deste programa de manutenção e estão sendo conduzidos em coordenação com a CICAA e a Boeing. O dia e a hora exatos do voo para o VP-CIW dependerão dos horários de liberação fornecidos pelo Controle de Tráfego Aéreo, a fim de evitar o congestionamento do aeroporto, mas provavelmente será no final da tarde de sábado ou domingo de manhã. ”

O Sr. Whorms acrescentou: “Além dos próximos voos de manutenção, estamos planejando transportar o VP-CIW em breve para uma instalação de manutenção e armazenamento sediada nos EUA para realizar alguns trabalhos necessários e preparar a aeronave para o retorno ao serviço, o que é esperado para ocorrer ainda este ano. Nosso segundo Max, VP-CIX, que não realiza nenhum voo comercial desde sua entrega em março de 2019, não exige o mesmo nível de manutenção no momento e permanecerá no atual programa de manutenção de armazenamento ativo em Grand Cayman”.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias