Início Empresas Aéreas Metal polido de avião MD-80 aposentado vira relógio de mesa de edição...

Metal polido de avião MD-80 aposentado vira relógio de mesa de edição limitada

Imagem: Aero Icarus / CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

O avião MD-80, também conhecido como “Super 80” e “Mad Dog”, foi o carro-chefe da frota regional da American Airlines a partir da década de 1980, e agora, torna-se ainda mais imortalizado em um bonito artigo de mesa para colecionadores e entusiastas.

Quando apresentado, o Mad Dog era um dos aviões comerciais com maior economia de combustível no céu, em parte devido à sua icônica superfície de alumínio polido, e sua aposentadoria em meados de 2019 marcou o fim de uma era icônica na história da American Airlines.

Mas, segundo a companhia aérea, um pedaço dessa história foi capturado pela Shinola, uma varejista americana de bens de luxo com sede em Detroit. Um painel de alumínio original da fuselagem do MD-80 foi colhido e reaproveitado em uma edição limitada de relógios de mesa e placas de identificação exclusivos da Shinola Runwell.

Imagem: Shinola

Imagem: Shinola

Montado na fábrica de relógios em Detroit, o relógio de mesa é construído com uma caixa cromada durável de zinco e preso com uma placa traseira que exibe um número de série individualizado.

Os mostradores dos relógios são cortados à mão a partir da peça de alumínio do MD-80 e polidos novamente pela Moto Art, na Califórnia, e enviados para a montagem final em Detroit. Segundo a American Airlines, “cada ponteiro é único e traz pequenas marcações de décadas de serviço da aeronave.”

O movimento dos ponteiros, que são refletivos, é de varredura suave contínua de quartzo e o mostrador ao fundo é reflexivo com índices árabes elevados.

Imagem: Shinola

Imagem: Shinola

Chamado de “Runwell MD-80 Desk Clock”, o relógio encaixa-se em um suporte de carvalho preto personalizado com uma placa de alumínio também da peça do MD-80, com inscrição a laser comemorativa ao “Mad Dog”.

O tamanho é de 6 polegadas (15,24 centímetros) e o peso é de 2,5 libras (1,13 kg). O preço indicado no site da Shinola é de $395 dólares.

Com informações da American Airlines e da Shinola.