MInfra diz que Aeroporto de Salvador é exemplo em sustentabilidade

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

O secretário executivo do Ministério da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, apontou o Salvador Bahia Airport como um exemplo na proteção ao meio ambiente durante sua visita ao terminal aéreo na tarde desta sexta (9).

Marcelo Sampaio Ministério da Infraestrutura Aeroporto Salvador
Marcelo Sampaio visita o Aeroporto de Salvador – Imagem: Will Recarey / Salvador Bahia Airport

“O Aeroporto de Salvador vem dando exemplo de sustentabilidade para o país”, disse, após conhecer de perto a Usina Solar. O Aeroporto foi apontado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) como o mais sustentável do Brasil.

“É muito importante para o Ministério da Infraestrutura ver de perto o funcionamento dos nossos ativos, e a realização de investimentos não obrigatórios é uma sinalização muito positiva do compromisso da concessionária em oferecer um equipamento seguro e eficiente, além de um serviço de qualidade para o usuário”, destacou Marcelo Sampaio.

O aeroporto da capital foi concedido na quarta rodada de leilões para a VINCI Airports, maior operadora privada de aeroportos do mundo.

O representante do Ministério da Infraestrutura foi recebido por executivos do Salvador Bahia Airport. Durante a visita, Sampaio conheceu algumas das melhorias realizadas durante as obras de renovação e ampliação, um investimento de R$ 700 milhões de reais.

“Agradecemos ao secretário pela visita e pela boa relação construída ao longo da sua gestão, baseada em critérios técnicos e em alto nível de profissionalismo”, falou Julio Ribas, diretor-presidente do Salvador Bahia Airport.

Aeroporto Salvador Bahia Airport
Imagem: Salvador Bahia Airport

Aeroporto Salvador Bahia Airport Vinci
Imagem: Will Recarey / Salvador Bahia Airport

Marcelo Sampaio também viu de perto o resultado das intervenções na pista principal (10/28), que passou por requalificação do sistema de drenagem, recapeamento, ajustes na faixa de pista e implantação da área de segurança de fim de pista (RESA) nas duas extremidades.

A Usina Solar é a primeira a ser construída em um aeroporto. Com investimento de cerca de R$ 16 milhões, o equipamento foi instalado próximo à cabeceira de uma das pistas de pouso e decolagem e tem 11.000 painéis solares em uma área de 30 mil m².

A potência instalada é de 4.215 KWp. Com isso, a usina solar tem capacidade de suprir mais de 30% do consumo atual do terminal de passageiros – o que equivale ao necessário para abastecer 3.800 casas populares.

Informações da VINCI Airports

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Avião Boeing 737-700 Gol Linhas Aéreas

Após solicitação do SNA, Gol retomará transporte para tripulantes entre aeroportos

0
A medida vem poucos dias depois que o SNA enviou ofício à empresa afirmando que tripulantes relataram falta de transporte terrestre.