Modelo é obrigada a colocar máscara usada por outra pessoa para poder embarcar

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Mais uma história bizarra dessa fase de adaptação ao ‘novo normal’ que estamos vivendo nos aeroportos, voos e fronteiras do mundo todo aconteceu neste mês de outubro. Dessa vez a história vem da Itália, em um voo da Ryanair que ia em direção ao Reino Unido.

Avião Boeing 737-800 Ryanair
Imagem: Dirk Vorderstraße / CC BY

A modelo britânica Bluebell Wooi (26) embarcava tranquilamente na cidade de Calábria, (Itália), na terça-feira, 13 de outubro, em direção a Londres (Inglaterra), onde reside. Segundo o portal britânico DailyMail, Bluebell usava uma máscara de proteção facial reutilizável estilosa, toda florida, e que a modelo disse ter sido feita por um amigo estilista italiano.

Foi quando ela foi abordada por um membro da tripulação dizendo que o uso de máscaras cirúrgicas descartáveis era obrigatório naquele voo e que a modelo teria que achar uma máscara que se encaixasse nos requisitos se quisesse seguir para seu destino.

A modelo prontamente obedeceu à ordem e pediu aos passageiros ao seu redor uma máscara descartável reserva para que pudesse seguir no voo, porém, apenas foi oferecida uma que já havia sido usada.

Segundo a passageira, diante de sua recusa por colocar uma máscara usada, ela foi instruída a vestir a máscara oferecida por cima da que estava usando, assim se adequando às regras estabelecidas.

“Eu só acho que é completamente maluco. Não faz sentido usar uma máscara usada por um estranho em vez da minha própria e reutilizável”, disse Bluebell.

O fato que chamou ainda mais a atenção dela foi que toda a tripulação usava uma máscara reutilizável parecida com a dela e que, pelo que ela podia ver, nenhum outro passageiro havia sido instruído da mesma forma.

Ela também disse não saber se havia algum memorando ressaltando a regra de ser apenas permitido o uso de proteção facial descartável e alegou não ter sido avisada antes de embarcar.

Em comunicado através do seu porta-voz, a Ryanair explicitou o decreto feito pelo governo italiano: “De acordo com os requisitos estabelecidos no Decreto italiano, DCPM N.15, de 7 de agosto, o uso de máscaras cirúrgicas é obrigatório em todos os voos para, de e dentro da Itália. Os clientes são informados dessa exigência por e-mail e SMS antes da viagem, pois o não cumprimento pode resultar na recusa de embarque dos passageiros.”

As variações dos novos hábitos de viagens, principalmente internacionais, vêm causando muitas confusões nos embarques. Parece que levará algum tempo para que todos os países alinhem as normas e os passageiros se acostumem com os requisitos.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Claudio Brito
Claudio Brito
Apaixonado por aviação desde o berço como filho de comissário de bordo, realizou o sonho de criança se tornando comissário em 2011 e leva a experiência de quase 10 anos no mercado da aviação. Formado Trainer em Programação Neurolinguística, conseguiu unir suas duas paixões, comunicação e aviação.

Veja outras histórias