Momento raro: vídeo flagra spinner solto e motor de MD-88 arrebentado em voo nos EUA




Um voo da Delta de Atlanta a Baltimore fez um pouso de emergência em Raleigh, Carolina do Norte, em 8 de julho, depois que o cone do motor de um MD-88 se soltou, inutilizando-o.

A Delta confirmou o incidente em uma declaração: “A tripulação do voo Delta 1425 de Atlanta para Baltimore decidiu desviar para Raleigh, Carolina do Norte, após receber uma indicação de um problema com um dos motores da aeronave.”

Os 148 passageiros a bordo foram colocados em outro avião em Raleigh, disse a Delta, acrescentando que o motor da aeronave havia sido substituído e que o motor danificado seria examinado por sua equipe de manutenção em Atlanta.




O especialista em aviação John Cox, da Safety Operating Systems, disse que um motor perdendo seu spinner era algo “extraordinariamente raro”. “Eu trabalho com este tipo de motor (Pratt e Whitney JT-8) desde 1980”, disse Cox. “Eu nunca vi ou ouvi falar de um spinner saindo.” Ele acrescentou que o avião não estava em perigo “, como todos os aviões podem voar com um motor inoperante”.

A usuária do Twitter @RAREsheis, que estava no voo, disse que uma camada de fumaça adentrou a cabine, deixando uma situação muito tensa. Ela elogiou as ações da tripulação, dizendo que “fizeram um trabalho incrível em nos manter calmos, enquanto nos preparavam para um pouso de emergência”.

Carlos Ferreira

É profissional de marketing e pesquisador de temas relacionados à aviação há quase duas décadas. Leva a câmera fotográfica para onde vai e faz mais fotos de aviões do que dos passeios. Responsável pela linha editorial da revista eletrônica AEROIN.net.