Montenegro Airlines quer comprar duas aeronaves Embraer E195

A companhia aérea Montenegro Airlines pretende adquirir os dois Embraer 195 que hoje estão arrendados junto à empresa de leasing aeronáutico GE Capital Aviation Services (GECAS), informou a mídia montenegrina nesta sexta-feira.

Montenegro Airlines Embraer ERJ-195LR 40-AOB

O site Cafe Del Montenegro citou uma entrevista com representantes da transportadora, que teriam dito que “os contratos (de leasing) estão em vigor até 2023 e 2024, mas tentaremos chegar a um acordo favorável com a empresa e comprar a aeronave antes que expirem”.

Atualmente, a Montenegro Airlines opera três E195, dos quais dois estão voando sob contrato de arrendamento com a GECAS, o que implica num custo anual de 3,7 milhões de euros.

Segundo os executivos, um dos objetivos da empresa aérea é aproveitar o momento em que os preços das aeronaves comerciais tem caído vertiginosamente em razão da pandemia global para chegar a um acordo mais benéfico à sua companhia.

De fato, o preço das aeronaves caiu muito nos últimos meses, algumas delas se desvalorizando além de 20%, como mostramos numa matéria anterior.

Detalhes do acordo não foram revelados, no entanto, a iniciativa soa incomum num momento em que as empresas buscam por liquidez e não por imobilizar seus patrimônios. Uma das alternativas possíveis é adquirir as aeronaves mediante financiamento com algum banco, onde o custo mensal da parcela seja mais vantajoso do que o atualmente pago à GECAS.

Troca dos Fokker 100

Além do fato acima, no final do ano passado, a empresa montenegrina emitiu uma solicitação de propostas (RFP) para o arrendamento de um E195 ou E195-E2 para entrega em abril de 2020 por um período mínimo de três anos. No entanto, esse processo ainda não tem data para encerrar, sobretudo agora, que a demanda por viagens caiu a níveis jamais antes vistos.

O novo E195 ou E195-E2 substituirá o segundo Fokker 100 restante. O presidente-executivo koivko Banjević disse à ch-aviation no início de 2019 que os jatos da Embraer eram ideais para o mercado montenegrino

Segundo Planespotter, atualmente a companhia aérea tem dois Fokker 100 próprios (incluindo um aposentado permanentemente) e três E195LRs, dos quais um está financiado junto ao BNDES e dois são arrendados da GECAS.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

United Airlines lança ferramenta que ajuda cadeirantes a encontrar voos que...

0
A United Airlines lançou uma nova ferramenta digital em seu aplicativo e no site que ajuda passageiros que usam cadeira de rodas