Início Empresas Aéreas

Morre o comandante do primeiro voo da empresa aérea Emirates

Homenagens foram feitas no final da semana passada a um piloto de linha aérea que esteve por trás do primeiro voo da Emirates em outubro de 1985. O comandante, de nome Fazle Ghani, morreu no Paquistão após uma longa luta contra uma doença terminal, diz o Gulf News.

Há 36 anos, Ghani era um dos pilotos que a Pakistan International Airlines (PIA) “emprestou” para a Emirates iniciar operações e foi ele que comandou o voo inaugural entre Dubai e Karachi. No total, cerca de 100 funcionários foram destacados da PIA para ajudar o emirado a estabelecer sua agora famosa companhia aérea.

O presidente-executivo da PIA, Arshad Malik, anunciou a notícia da morte de Ghani no fim de semana por meio de uma publicação no Twitter. Disse ele: “Orgulho do Paquistão, o comandante Fazle Ghani faleceu após uma doença prolongada”.

As primeiras aeronaves da Emirates, um Airbus A300 e um Boeing 737, chegaram a Dubai em 20 de outubro por arrendamento da Pakistan International Airlines, que prestou assistência crucial à nova companhia aérea.

“No dia 18 de outubro, um grupo de 100 pilotos, engenheiros de voo e aeronaves, equipe de manutenção, entre outros, foram a Dubai para iniciar as etapas de planejamento, e a partir daí iniciamos voos de teste para garantir que tudo funcionasse conforme o planejado”, Ghani disse sobre o voo EK-600, em uma entrevista anterior.

O primeiro voo decolou por volta das 11h45 de Dubai. Dois outros voos com destino a Mumbai e Nova Delhi decolaram no mesmo dia. Ghani foi o primeiro piloto-chefe da companhia aérea e o líder da equipe para as operações inaugurais. Depois de ajudar a montar a Emirates e treinar os primeiros pilotos da companhia aérea, Ghani decidiu retornar à PIA.

“Também fui incumbido de treinar pilotos nacionais dos Emirados Árabes Unidos”, disse ele. “Eles foram treinados em Dubai e obtiveram suas licenças comerciais da Autoridade de Aviação Civil do Paquistão. Tínhamos ótimas lembranças do primeiro voo. Decolamos na hora certa, e isso sinalizou uma grande conquista para a companhia aérea em tão curto período de tempo”.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile