Início Indústria Aeronáutica Morre o projetista chefe do avião Ilyushin IL-76

Morre o projetista chefe do avião Ilyushin IL-76

Avião Ilyushin IL-76TD Volga-Dnepr
IL-76TD-90VD em Viracopos – Imagem: Giulia Rodrigues / Divulgação ABV

Embora não tão famosos quanto os enormes ucranianos Antonov AN-124 e AN-225, os aviões russos Ilyushin IL-76 também se destacam por sua diferenciada capacidade e facilidade operacional para o transporte de cargas de alto peso concentrado ou de dimensões superiores àquelas possíveis de serem embarcadas em aviões cargueiros tradicionais.

Hoje, porém, a fabricante russa comunica que o projetista-chefe da famíla Il-76 / -78, Yurasov Andrey Vladimirovich, morreu ontem, 16 de agosto de 2021, aos 60 anos, após uma doença grave.

Segundo a empresa, Andrey Vladimirovich nasceu em 26 de outubro de 1961 em Moscou, e dedicou toda a sua carreira ao trabalho na Ilyushin Design Bureau. Depois de se formar no Instituto de Aviação de Moscou, foi trabalhar na Ilyushin, a quem dedicou toda a sua vida profissional, passando de técnico a projetista-chefe.

Yurasov Andrey Vladimirovich – Imagem: Ilyushin

Ele estava envolvido na preparação e condução de testes de voo das aeronaves Il-96-300, Il-96MO/T, Il-114, Il-103, Il-76MD e Il-76TD. Desde 2004, supervisionou todo o trabalho de modernização das aeronaves Il-76 e Il-78 para as Forças Aeroespaciais Russas e a aviação civil – desde o desenvolvimento de projetos até testes de estado e operação de aeronaves.

Sob sua liderança, as modificações das aeronaves Il-76MF, Il-76TD-90VD, Il-76MD-90A e Il-78M-90A foram criadas e colocadas em operação. Andrey Vladimirovich participou da implementação da aeronave de transporte militar modernizada Il-76MD-90A em produção em série.

Sob sua liderança, foram realizados testes de solo de todos os sistemas da primeira aeronave protótipo, o que possibilitou o início dos testes de voo. O profundo conhecimento técnico e de engenharia de Andrey Vladimirovich tornou possível realizar trabalhos com alta qualidade e eficiência.

“Os funcionários da empresa irão se lembrar dele para sempre como um profissional em seu campo, que foi capaz de resolver rapidamente as tarefas atribuídas, interagir com competência com colegas e parceiros, representantes de várias estruturas e o principal cliente de aeronaves de transporte militar – o Ministério da Defesa da Rússia”, descreve a Ilyushin.

Os méritos de Andrei Vladimirovich foram premiados com as Ordens de Amizade e Honra, a medalha dos 850 anos de Moscou e outros prêmios departamentais e públicos.

As equipes do PJSC “IL” e do PJSC “UAC” expressaram as suas condolências à família e parentes de Andrei Vladimirovich.

Informações da Ilyushin (PJSC “IL”)

Sair da versão mobile