Motor de Airbus A300 explode e ejeta disco metálico para fora do aeroporto

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Avião Airbus A300-B4 Transcarga
Airbus A300-B4 da Transcarga – Imagem: Svva.aviation / CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Um grave incidente foi registrado nesta quinta-feira, 11 de março, quando um Airbus A300 apresentou uma falha de motor que acabou por ejetar a grande distância um dos discos metálicos do propulsor.

A aeronave envolvida foi o Airbus A300-B4 cargueiro registrado sob a matrícula YV560T, operado pela empresa aérea venezuelana Transcarga International Airlines.

O jato estava partindo para realizar o voo de número T9-1527 de Bogotá, na Colômbia, para Maiquetía, na Venezuela, quando a séria ocorrência aconteceu. Os pilotos estavam acelerando para decolar do aeroporto da capital colombiana quando uma forte explosão pôde ser ouvida ao longe na cidade ao redor, segundo relatos.

Depois da explosão, uma grande peça metálica foi encontrada nas estradas de Bogotá que circundam o aeroporto, e quase atingiu um motorista de motocicleta, por cerca de 10 metros.

A tripulação rejeitou a decolagem devido à falha do motor esquerdo, modelo CF6 produzido pela General Electric, e parou a aeronave com segurança.

A Aerocivil, autoridade de aviação da Colômbia, informou que abriu uma investigação para determinar as causas e os danos da ocorrência, quando peças do motor esquerdo foram ejetadas no momento em que a aeronave havia acabado de iniciar sua corrida de decolagem à 00:30 local (02:30 do horário de Brasília).

Uma constatação inicial pelos investigadores enviados ao local verificou que um disco do rotor havia sido ejetado, impactado uma das cercas de segurança da pista e posteriormente colidido com a porta de uma oficina localizada em uma área ao redor do aeroporto, sem ocorrência de feridos.

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Azul se sai melhor no indicador de reclamação de clientes do...

0
A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) disponibiliza nesta quinta-feira (21/10) o Boletim de Monitoramento do Consumidor.gov.br – Transporte Aéreo, com dados de reclamações dos passageiros no 2º trimestre deste ano. O documento apresenta os índices de solução e de satisfação, o tempo médio de resposta das empresas e, também, os principais pontos de reclamação dos passageiros sobre os serviços aéreos, entre outros indicadores.