Motor de Airbus A321 é danificado após estouro de pneu na decolagem

Um Airbus A321 teve seu motor danificado após um pneu da aeronave estourar durante a corrida de decolagem no aeroporto de Ho Chi Minh, causando também um incêndio na grama próxima à pista.

Incidente A321 Vietnam Airlines Estouro Pneu Motor Danificado

A aeronave envolvida foi o Airbus A321 da companhia aérea Vietnam Airlines, registrado sob a matrícula VN-A392, que executaria o voo de número VN-920 da cidade de Ho Chi Minh, no Vietnã, para Phnom Penh, no Camboja, nessa quarta-feira, 18 de março.

O jato estava acelerando para a decolagem da pista 25L de Ho Chi Minh, quando a tripulação rejeitou o procedimento em alta velocidade devido a um estouro de pneu no trem de pouso de nariz. A aeronave parou cerca de 1600 metros / 5250 pés após o início da corrida.

Segundo informações do The Aviation Herald, os serviços de emergência responderam não apenas por causa do incidente da decolagem, mas também por conta de uma grande nuvem de fumaça subindo da grama no lado direito da pista. O fogo foi contido em cerca de 10 minutos.

Incidente A321 Vietnam Airlines Estouro Pneu Fogo Grama

A Autoridade de Aviação Civil (CAA) do Vietnã informou que uma parte do pneu impactou e danificou a lateral do motor direito, que, por sua vez, causou o incêndio na grama.

Até o momento da publicação dessa matéria, os dados do FlightRadar24 indicam que a aeronave de matrícula VN-A392 não decolou para nenhum outro voo.

Incidente A321 Vietnam Airlines Estouro Pneu Motor Danificado

Incidente A321 Vietnam Airlines Estouro Pneu Motor Danificado

Os passageiros desembarcaram do Airbus A321 na pista através de escadas móveis e foram levados para o terminal e a aeronave foi posteriormente rebocada para o pátio. A CAA abriu uma investigação sobre a ocorrência.

Murilo Basseto

Formado em Engenharia, foi um dos líderes do Urubus Aerodesign da Unicamp e um dos responsáveis por alçar o grupo à elite mundial da engenharia aeronáutica universitária. Atualmente é Editor-Chefe do AEROIN.

Comentários estão fechados.