Motor de Airbus A319 da Latam precisa ser desligado em voo e avião é desviado

Um Airbus A319 da Latam Brasil passou por problemas técnicos, que forçaram a tripulação a desligar o motor da aeronave durante o voo, fazendo com que o avião fosse desviado.

O caso aconteceu no dia 9 de março, mas teve o relatório preliminar divulgado apenas agora pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) e apresentado pelo portal Aviation Herald.

A aeronave envolvida no incidente foi o Airbus A319 de matrícula PR-MAL e a causa-raiz do problema ainda está sendo investigada.

O que aconteceu?

Pouco menos de 10 minutos após decolar do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, rumo a Curitiba, o computador de bordo acusou baixo nível de óleo, seguido de uma indicação de baixa pressão do óleo no motor de número 2 (o do lado direito).

Seguindo os procedimentos de segurança da aeronave, a tripulação comandou o desligamento do motor, o que requer um pouso imediato no aeroporto mais próximo e adequado.

A melhor escolha para aquele momento do voo era o aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, onde o jato pousou meia hora depois do incidente, sem maiores problemas. Todos os 125 passageiros e 6 tripulantes desembarcaram em segurança.

O desligamento do motor foi comandado pelos pilotos quando o jato estava cruzando o nível de voo FL340 (~11 km de altitude) e no través da cidade de Paraty. Como parte do protocolo de comunicações, foi solicitado para o controle de tráfego aéreo o desvio para Guarulhos devido à pane.

Entramos em contato com a LATAM para uma nota sobre o assunto, veja abaixo o posicionamento da companhia:

A LATAM Airlines Brasil informa que, devido a uma questão técnica na aeronave, o voo  LA3146 (Santos Dumont/Rio de Janeiro – Curitiba) de 9 de março alternou para o aeroporto de Guarulhos/São Paulo, onde pousou às 8h13 em total segurança. Os passageiros foram reacomodados no voo LA4736 e seguiram para Curitiba na mesma data. 
O procedimento padrão foi necessário após a indicação de alteração em um dos motores, sendo esta uma medida preventiva, segura e prevista nos manuais operacionais da empresa e do fabricante. A ocorrência foi notificada às autoridades competentes e segue em investigação.
A companhia esclarece que prestou toda a assistência necessária aos passageiros. Por fim, reitera que a segurança é um valor imprescindível e, sobretudo, todas as suas decisões visam garantir uma operação segura. 

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias