Motor de avião Boeing 767 falha e pega fogo após a decolagem

Um Boeing 767-300 teve problemas após decolar nesta terça feira, 08 de outubro de 2019, quando um de seus motores sofreu uma falha incontida (quando a falha não fica restrita à parte interna do motor) e teve um princípio de incêndio.

Falha Motor 767 Ethiopian Dakar
O Boeing 767 após ter pousado e o incêndio ter sido apagado

Segundo informações do The Aviation Herald, o 767 de matrícula ET-AMG da Ethiopian Airlines fazia o voo ET-908 de Dakar Blaise Diagne (Senegal) para Bamako (Mali) com 90 pessoas a bordo, mas enfrentou a emergência após decolar da pista 19 do aeroporto de Dakar.

Logo no início da subida, o motor direito, modelo PW4062 da fabricante canadense Pratt & Whitney, falhou e pegou fogo, levando a tripulação a parar a subida a cerca de 2.500 pés e retornar a Dakar para um pouso seguro na mesma pista 19, cerca de 8 minutos após a partida.

Radar Falha Motor 767 Ethiopian Dakar
Percurso do 767 da Ethiopian no radar – Imagem: FlightRadar24

A aeronave ainda livrou a pista antes dos serviços de emergência apagarem o fogo. Os passageiros desembarcam normalmente através de escadas nas portas do lado esquerdo.

Um passageiro informou que, imediatamente após a aeronave sair do chão, houve um barulho alto e as saídas de ar condicionado começaram a emitir fumaça (isso ocorre porque o ar do sistema ambiental da aeronave é retirado do compressor do motor).

Falha Motor 767 Ethiopian Dakar
Danos no motor do Boeing 767

A companhia aérea informou apenas que a aeronave sofreu um problema mecânico.

Murilo Basseto

Formado em Engenharia, foi um dos líderes do Urubus Aerodesign da Unicamp e um dos responsáveis por alçar o grupo à elite mundial da engenharia aeronáutica universitária. Atualmente é Editor-Chefe do AEROIN.