Motor de Boeing 747 atinge solo durante tentativa de pouso em Sydney

Um Boeing 747 de cargas atingiu o solo com um de seus motores quando efetuava uma aproximação no aeroporto de Sydney, precisando realizar um novo procedimento para concluir o pouso.

O Boeing 747-400 da Singapore Airlines Cargo, de matrícula 9V-SFO, realizando o voo de carga SQ7292 de Singapura para Sydney no último dia 28 de novembro, estava na aproximação final da pista 34L do aeroporto australiano quando ocorreu o incidente.

Segundo informações do The Aviation Herald, a aeronave estava já bastante próxima ao solo quando o piloto efetuou uma arremetida, e o motor Pratt & Whitney PW4056 da posição nº 1 (externo do lado esquerdo) atingiu o chão durante a movimentação.

A aeronave subiu em segurança até 3000 pés e o piloto efetuou um circuito para outra aproximação, na qual aterrissou com segurança na mesma pista 34L de Sydney cerca de 16 minutos depois.

Flight Radar 24 Singapore Cargo 747 bateu motor no chão
O voo SQ7292 em que ocorreu o incidente com o Boeing 747 – Imagem: FlightRadar24

O Australian Transport Safety Bureau (ATSB), órgão que investiga os acidentes na Austrália, informou ontem, 3 de dezembro de 2019, que uma breve investigação foi aberta sobre a ocorrência, que classificou com um incidente grave.

O ATSB declarou: “Durante o procedimento de aproximação perdida, a carenagem do motor nº 1 atingiu o chão”.

Um caso semelhante, em que um outro Boeing 747 de cargas passou muito perto de atingir o solo com o motor, foi gravado em vídeo, conforme você pode assistir na matéria a seguir:

Murilo Basseto

Formado em Engenharia, foi um dos líderes do Urubus Aerodesign da Unicamp e um dos responsáveis por alçar o grupo à elite mundial da engenharia aeronáutica universitária. Atualmente é Editor-Chefe do AEROIN.