Motor de Boeing 767 falha e emite chamas; veja o vídeo e ouça as comunicações

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Avião Boeing 767-300 Atlas Air
Boeing 767-300 – Imagem: RAF-YYC from Calgary, Canada / CC BY-SA

Um Boeing 767 enfrentou um problema técnico com um de seus motores no último sábado, 5 de setembro, e um dos passageiros do voo filmou o momento em que toda a cabine da aeronave se tornou laranja em decorrência das labaredas emitidas.

A pane também foi registrado por uma pessoa em terra, que gravou ao longe as chamas se destacando em meio à escuridão do céu. Além disso, o áudio das comunicações entre os pilotos e o controle de tráfego aéreo foi divulgado, conforme você verá nesta matéria.

Como tudo aconteceu

O incidente ocorreu no início da noite do sábado com o Boeing 767-300 registrado sob a matrícula N649GT, da companhia aérea Atlas Air, quando estava realizando o voo de número 5Y-8585 de Honolulu (EUA) para Guam (Guam), com 212 pessoas a bordo.

O jato estava na subida inicial ao decolar da pista 08R de Honolulu, prestes a ter suas comunicações passadas da Torre de Controle do aeroporto para o Controle de Tráfego Aéreo de saída, quando a tripulação declarou emergência ainda na frequência da Torre.

Foi relatada uma falha do motor do lado direito devido a oscilações de potência/estol do compressor, com o motor emitindo estrondos e chamas, conforme registrado no vídeo:

O Boeing 767 interrompeu a subida a quase 2.000 pés de altitude, afastando-se do aeroporto por cerca de 10 minutos enquanto a tripulação fazia os procedimentos da lista de verificação de falhas de motor e se preparava para o retorno e aproximação para pouso.

Reportando uma falha grave do motor direito e optando por desligá-lo para evitar qualquer agravamento do problema, a tripulação ainda subiu para 3000 pés voando com apenas um motor em funcionamento, e interceptou uma aproximação por instrumentos (ILS) para a pista 08L, onde pousou com segurança cerca de 30 minutos após a partida.

FlightRadar24 Voo 767 Atlas Air Honolulu Falha Motor
Dados do voo do Boeing 767 no último sábado – Imagem: FlightRadar24

A aeronave permanece em solo em Honolulu até o momento da publicação desta matéria nessa segunda-feira, 7 de setembro, certamente possando por procedimentos de inspeção e manutenção no motor afetado.

As comunicações entre os pilotos da Atlas Air e o controlador de tráfego aéreo da Torre do aeroporto de Honolulu, desde o momento do início da emergência até o pouso, foram divulgados pelo canal VASAviation, conforme você pode acompanhar no vídeo a seguir (caso você não entenda o inglês, pode entrar nas configurações do vídeo, ativar as legendas automáticas, e então ativar a tradução automática das legendas para o português).

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias