Início Acidentes e Incidentes

Motor de Boeing 737 da GOL fica danificado após atingir pássaro no Maranhão

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Um voo da GOL precisou retornar ao Aeroporto de São Luís, no Maranhão, após o motor do jato atingir um pássaro logo depois da decolagem. As fotos foram enviadas ao AEROIN por pessoas próximas à operação do aeroporto.

O incidente ocorreu com o Boeing 737-700 da GOL de matrícula PR-GOW, que acabava de decolar de São Luís rumo à Guarulhos no voo G3 1765. Durante a subida, um pássaro acabou atingindo o motor esquerdo da aeronave, o de número 1, causando um dano na palheta do fan, parte do motor que suga o ar para ser comprimido.

Nestas ocasiões, pode resultar de o motor ficar fora de sincronia e a tripulação na cabine é avisada através de indicações, sendo necessário cumprir uma série de procedimentos para evitar maiores danos ao equipamento, enquanto pousam o jato com segurança. Pilotos são altamente treinados nesse tipo de evento e preparados para responder a eles com total segurança.

Replay do voo e seu retorno para São Luís – FlightRadar24

E sucedeu que a tripulação da GOL realizou ainda algumas órbitas (holding pattern) próximo do Aeroporto de São Luís, provavelmente para queimar combustível, uma vez que o Boeing 737 não conta com sistema de alijamento. Tais manobras reduzem o peso da aeronave para o peso máximo de pouso.

O jato pousou com segurança em São Luís e fotos feitas no solo mostram os danos no motor, visíveis numa palheta amassada. Além disso, o pássaro atingido pelo jato foi recuperado pela Infraero.

Nota da GOL

“A GOL confirma que nesta quinta-feira (4/3), após a decolagem, o voo G3 1765 (São Luís – Guarulhos) precisou retornar para o aeroporto internacional de São Luís devido à ocorrência de colisão com pássaro no motor. O pouso foi realizado com Segurança, e os Clientes estão recebendo toda assistência necessária, sendo reacomodados no próximo voo. A Companhia informa ainda que a aeronave permanecerá no aeroporto para manutenção corretiva.”

Sair da versão mobile