Início Acidentes e Incidentes

Motor de Boeing 767 falha na decolagem e incidente fecha o aeroporto por horas

Um incidente durante a decolagem de um Boeing 767 na quinta-feira, 14 de outubro, acabou por impactar as operações do aeroporto por algumas horas até que a aeronave fosse removida da pista.

O problema ocorreu no Aeroporto Internacional Allama Iqbal, de Lahore, no Paquistão, com uma aeronave da companhia cargueira DHL International. Segundo informações do The Aviation Herald, o jato envolvido foi o Boeing 767-300F registrado sob a matrícula A9C-DHU.

O cargueiro estava iniciando o voo ES-512/D0-512 de Lahore para o Bahrain no início da noite (final da manhã no horário de Brasília), mas durante a aceleração pela pista 36L a tripulação rejeitou a decolagem devido a uma falha no motor esquerdo.

A aeronave diminuiu a velocidade com segurança, mas terminou com alguns dos pneus do trem de pouso principal completamente murchos. Há relatos de que os pneus teriam estourado, porém, nas imagens não é possível notar danos ao mesmos, levando a dúvidas sobre terem realmente estourado ou apenas murchado devido à alta temperatura dos freios.

Sem poder se mover por conta da situação dos pneus, a aeronave ficou inativa na pista por várias horas, bloqueando todas as operações do aeroporto.

Lahore possui duas pistas paralelas, porém, segundo NOTAM (Notice to Airman), a pista de cabeceiras 36R/18L passa por obras desde o ano passado:

“RECONSTRUCTION WORK OF MAIN RWY-36R/18L SHALL COMMENCE W.E.F
4TH AUG’2020, THEREFORE, MAIN RWY WILL REMAIN CLOSED FOR ACFT
OPERATIONS. ACFT OPERATION AT AIIAP LAHORE WILL CONTINUE FROM
SECONDARY RWY-36L/18R FOR ACFT COMPATIBLE WITH RWY SPECIFICATIONS
AS PUBLISHED IN AIP PAKISTAN”

Segundo o portal AryNews, o incidente aconteceu por volta das 19h30 e as autoridades aeroportuárias informaram que a liberação das operações ocorreu às 03h00 da madrugada.

O Boeing 767-300F da DHL permanecia em solo em Lahore até a publicação desta matéria cerca de 24 horas após o incidente, e ainda não são conhecidos os detalhes sobre a falha apresentada pelo motor na decolagem.

Sair da versão mobile