Motor de Boeing 777 chinês estoura durante a decolagem em Washington

Um Boeing 777-300 chinês foi forçado a retornar a Washington, aeroporto de Dulles, depois que o motor esquerdo falhou, segundos após a decolagem. Uma testemunha capturou a cena em vídeo usando um telefone celular.

777 Air China chinês

O 777 da Air China, de matrícula B-2035, estava realizando o voo CA818 desta terça-feira (17) com destino a Pequim e carregando 219 pessoas a bordo quando, durante a decolagem, às 16h39 (horário de Brasília), o motor esquerdo pegou fogo e começou a soltar torrentes de chamas pela sua parte traseira. 

Alguém no solo capturou o incidente, onde é possível ver o momento exato em que o motor estoura. As características do evento se assemelham a uma colisão com pássaros, no entanto, a qualidade do vídeo não permite identificar se havia aves naquele instante.

Em contato com os controladores durante todo o tempo, a tripulação pediu para manter-se no rumo da pista, tendo-lhe sido liberado subir a 3000 pés (~1 km de altitude), mas sua razão de subida estava tão baixa devido às 120 toneladas de combustível, que fez o controlador mudar a estratégia. A aeronave foi instruída a virar à direita e manter 2000 pés, antes de tentar uma nova subida.

Enquanto isso, na cabine, a tripulação avaliava os danos. De início constatou que não havia mais fogo no motor, mas ainda assim haviam perdido quase todo o impulso do lado esquerdo. Imediatamente, os pilotos do avião chinês pediram e foram autorizados a alijar combustível, na medida em que subiam lentamente até 6.000 pés.

Radar Air China 777
Rota do voo, da decolagem ao pouso

Retorno a Dulles

Após um conjunto de órbitas pelos céus de Washington DC, a aeronave retornou para um pouso seguro na pista 01R, cerca de uma hora após a partida. O corpo de bombeiros estava preparado, mas não foi necessária sua ação, já que não foram relatados feridos e não havia mais fogo. Aos passageiros foram oferecidas acomodações em hotéis e refeições, e a aeronave está atualmente em manutenção. 

A Air China não emitiu nenhuma palavra sobre a extensão dos danos, o prazo para reparo ou a causa exata dos incidente.

Outro vídeo postado no YouTube mostra toda a conversa dos pilotos com os controladores de tráfego aéreo em Washington, assim como a tela do radar, mostrando todo o trajeto da aeronave. Nele, é possível notar toda a calma e segurança da tripulação para reconduzir a aeronave a Dulles. Aos profissionais, estudiosos e curiosos, o vídeo está abaixo, em inglês.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias