Motorista grava pouso de avião que passa reto da pista, cruza a rua e acaba no mato

Um incidente de saída de pista (‘runway excursion‘) acabou sendo registrado em vídeo quando um motorista de um veículo, estando em uma rua às margens do aeroporto, gravava o pouso do avião.

A aeronave do incidente que você pôde ver no vídeo acima é o Cessna Citation 551, também conhecido como Citation II, registrado sob a matrícula norte-americana N48DK. O jato executivo foi fabricado em 1978 e é operado por uma empresa privada.

Nota-se nas imagens que os pilotos parecem não ter conseguido frear a tempo o Citation por conta da existência de umidade na pista do aeroporto de Lufkin, no Texas, EUA, o que deve ter levado a uma aquaplanagem de seus pneus.

Com a saída de pista, ao cruzar a rua o jato atingiu as duas cercas nas laterais da mesma e parou alguns metros à frente no terreno, tendo ficado bastante danificado. Felizmente o motorista não parou alinhado com a pista para observar e filmar o pouso, caso contrário, teria sido atingido em cheio pelo Cessna.

Dados do site/app de rastreamento de voos FlightRadar24 mostram que o N48DK havia partido de Austin, também no Texas, e voado por cerca de 40 minutos até o pouso em Lufkin.

O voo do Citation que terminou no incidente – Imagem: FlightRadar24

Segundo registro do incidente no sistema da Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA), a bordo do avião estavam o piloto e dois passageiros, e todos os três não sofreram ferimentos.

A descrição da FAA para a ocorrência, que se deu na última quarta-feira, 2 de dezembro, é a seguinte: “A AERONAVE ATERRIZOU E SAIU DO FIM DA PISTA, ATRAVESSOU UMA CERCA, CRUZOU UMA ESTRADA, ATRAVESSOU OUTRA CERCA, VINDO A PARAR EM UM PASTO, LUFKIN, TX.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Restaurantes do aeroporto do Galeão terão entrega de comida pelo IFood

0
O RIOgaleão fechou uma parceria com o aplicativo iFood, dando início à primeira operação de delivery em um aeroporto brasileiro.