Muito próximos, aviões T-27 brasileiros são gravados em troca de posição em voo

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Vídeo T-27 Tucano FAB escalonamento

A Força Aérea Brasileira (FAB) divulgou um vídeo muito bonito gravado a bordo de um Embraer T-27, o famoso Tucano, no qual ele faz parte de uma formação de voo com outros 6 aviões durante um treinamento.

(Se o vídeo acima não carregou em seu dispositivo, clique aqui para ver)

O T-27 era o modelo utilizado pela Esquadrilha da Fumaça em suas apresentações nos shows aéreos antes da entrada dos novos A-29 Super Tucano, também fabricados no Brasil pela Embraer.

Note que as aeronaves ostentam a típica pintura de cores branca e laranja da Academia da Força Aérea (AFA), localizada em Pirassununga/SP, responsável pelo treinamento dos cadetes que se tornam pilotos dos aviões militares brasileiros. Eles começam no básico T-25 Universal, passando depois ao T-27 e então aos modelos mais avançados.

Avião T-25 Universal
O Embraer T-25 Universal da Academia da Força Aérea

Avião Embraer T-27 Tucano
O Embraer T-27 Tucano da Academia da Força Aérea

Embraer A-29 Super Tucano Esquadrilha da Fumaça
O Embraer A-29 Super Tucano da Esquadrilha da Fumaça

O vídeo mostra a grande habilidade dos pilotos brasileiros, que voam com uma distância muito pequena entre as aeronaves, enquanto trocam de posição na formação. Veja que os que estavam do lado esquerdo se deslocaram até o lado oposto da formação, e o mesmo ocorreu no sentido contrário.

Na verdade, foram duas manobras. Primeiro, o escalonamento, em que os T-27 do Esquadrão Cometa saíram da formação anterior e se alinharam na posição escalonada, na qual cada avião fica logo atrás e logo abaixo do outro.

Vídeo T-27 AFA escalonamento

Então, após concluído o escalonamento, eles executam a segunda manobra de saída do escalonamento de volta para a formação, agora com as posições invertidas.

Muito bonito e interessante de se ver!

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Mais um Airbus A380 passa a exibir pintura especial em seus...

0
O decalque vibrante cobrindo parte da fuselagem do A380 inclui silhuetas de atletas jogando críquete contra um fundo roxo.