Mulher morre de Covid a bordo de voo comercial e ninguém é avisado

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Avião A320neo Spirit Airlines
Concepção Artística de um A320neo da Spirit – Imagem do MSFS

Essa história ganhou as manchetes recentemente, pois muitos estão dizendo que se trata de um caso de negligência e uma falha dos controles contra a disseminação da Covid. Tudo teria começado quando um voo da empresa americana Spirit Airlines aterrissou em 24 de julho com uma mulher, na casa dos 30 anos, falecida a bordo.

Durante a viagem, a jovem texana reclamou para os comissários que estava passando mal, com falta de ar e foi apoiada pelos poucos passageiros que estavam a bordo do voo naquele dia, mas, infelizmente, não resistiu aos sintomas, já muito críticos.

Poucos dias mais tarde, a empresa soube que a causa da morte fora Covid-19 e então alertou o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) a respeito. No entanto, segundo informações do NZ Herald, o porta-voz da Spirit, Erik Hofmeyer, disse que nunca foi solicitado pelas autoridades de saúde os manifestos de passageiros para ajudar a rastrear pessoas que possam ter sido expostas.

Diante de questionamentos da imprensa, autoridades de saúde no Novo México, onde a mulher foi declarada morta após o pouso, reconheceram que não investigaram, assim como o CDC.

As críticas vieram porque muitos entendem que, se o caso tivesse sido informado aos demais passageiros, eles poderiam possivelmente ter contribuído para não espalhar o vírus. Tal evento também foi noticiado como um exemplo de lacunas e falhas em esforços para proteger os cidadãos e melhorar a segurança das viagens aéreas durante a pandemia. 

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias