Não quer voar com um bebê do lado? Este mapa da JAL mostra onde eles estarão

Bebê a bordo

Muitos viajantes queixam-se sobre sentar ao lado de um bebê ou criança em um voo. Pensando nisso, a JAL – Japan Airlines tem uma solução bem eficaz: um mapa de assentos mostrando onde todos os bebês estarão, para que você possa optar por não estar perto deles.

O mapa do assentos mostra as potenciais posições “de risco”, onde os assentos foram comprados já para bebês e crianças pequenas.

Um passageiro relatou que surpreendeu-se quando descobriu. Ele estava selecionando seus assentos para um longo voo na JAL quando percebeu que o mapa de assentos tinha algumas carinhas de bebê.

O site da Japan Airlines explica o significado do “ícone de criança” do gráfico de assentos.

“Os passageiros que viajam com crianças entre 8 dias e 2 anos de idade, que selecionarem seus assentos no site da JAL, terão um ícone de criança exibido em seus assentos na tela de seleção do assento”, observa o site. “Isso permite que outros passageiros saibam que uma criança pode estar sentada lá.”

Mas a companhia advertiu que os passageiros não devem considerar o mapa de bebês como o Evangelho de escolher assentos.

Se, por exemplo, um assento de criança é reservado através de um método diferente do site da JAL (por exemplo, como parte de um pacote de viagens), o ícone pode não ser exibido. E se por alguma questão técnica houver uma mudança no avião que fará a rota, os ícones do localizador de bebê podem não ser indicados nos pontos apropriados.

Ahmed, que viaja freqüentemente a trabalho e tenta dormir em voos noturnos, considera o mapa do bebê um bom recurso apesar das isenções de responsabilidade da Jal. “Eu não tenho problemas com bebês, mas se eu puder evitar o risco de um pai que deixa seu filho correr, eu estou feliz em aproveitar”, disse ele. “E quando você tem voos transoceânicos, você quer maior certeza”.

Apesar de alertar os passageiros sobre onde as crianças vão se sentar, a Japan Airlines também oferece várias amenidades para as próprias famílias que levam seus pupilos.

Eles podem aproveitar o embarque prioritário e utilizar os carrinhos de criança gratuitamente. A companhia aérea também oferece assistência ao aquecimento de mamadeiras, fraldas e entretenimento para crianças.

Murilo Basseto

Formado em Engenharia, foi um dos líderes do Urubus Aerodesign da Unicamp e um dos responsáveis por alçar o grupo à elite mundial da engenharia aeronáutica universitária. Atualmente é Editor-Chefe do AEROIN.