Início Aeroportos Nasce uma iniciativa para impulsionar o Aeroporto de Cabo Frio

Nasce uma iniciativa para impulsionar o Aeroporto de Cabo Frio

Grupo de Trabalho formado por iniciativas pública e privada da Costa do Sol formaliza Protocolo de Intenções para movimentar Aeroporto de Cabo Frio. Documento será assinado na próxima quarta-feira (30/09), às 10h, no aeroporto.

Foto – Cabo Frio Airport

A retomada das atividades turísticas na Costa do Sol reforçou a necessidade de ações para divulgar, movimentar e explorar todo o potencial do Aeroporto de Cabo Frio, empreendimento fundamental para fomentar ainda mais o turismo e os negócios nas cidades da região.

Em busca desses objetivos foi criado o Grupo de Trabalho ABC do Sol, formado por representantes das iniciativas pública e privada dos municípios de Cabo Frio, Búzios e Arraial do Cabo. As reuniões virtuais deram origem a um Protocolo de Intenções, que será formalizado no dia 30 de setembro (quarta-feira), às 10h, no saguão do aeroporto.

O documento terá a chancela do Governo do Estado do Rio, através da Secretaria Estadual de Turismo, das prefeituras das cidades de Arraial do Cabo, Búzios e Cabo Frio, Aeroporto de Cabo Frio, dos Convention & Visitors Bureau de Arraial do Cabo, Búzios e Cabo Frio e da Rede Paradiso de Hotéis. Por conta do momento atual, todos os protocolos de segurança serão adotados durante a cerimônia de assinatura do memorando. 

Devido à pandemia, os voos comerciais para Cabo Frio foram suspensos pelas empresas aéreas, mas, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a GOL planeja realizar uma operação para a cidade duas vezes por semana, às sextas e domingos, com aviões Boeing 737. Mas isso ainda é muito pouco para o potencial que o aeroporto e a região possuem.

Um aeroporto ILC, entenda

O aeroporto de Cabo Frio tem uma localização estratégica e integração com diversos modais logísticos. Por conta disso, o aeroporto de Cabo Frio é reconhecido como um International Logistics Center (ILC), contando com integrações com o transporte rodoviário, marítimo (Porto do Açu), sendo também o porto ideal para desembarque de insumos e implementos para a indústria de óleo e gás, muito forte nessa região do país.

Um dos trunfos da administração do aeroporto foi otimizar sua estrutura para facilitar trâmites de importação e exportação, deixando o processo mais ágil. Para citar alguns exemplos dos serviços que ajudam no processo do comércio exterior estão a estrutura de apoio ao desembaraço aduaneiro e a proximidade com armazéns gerais, alfandegados e entrepostos.

Além da integração com os modais rodoviário e marítimo, o aeroporto também está habilitado a operar grandes aeronaves cargueiras do porte de Boeings 747 e Antonov 124, que são visitantes contumazes. Durante a pandemia, o terminal foi um importante ponto de escoamento de medicamentos e insumos hospitalares para a região.