Início Empresas Aéreas Nave VSS Unity decola do espaçoporto para um voo turístico pela primeira...

Nave VSS Unity decola do espaçoporto para um voo turístico pela primeira vez

A VSS Unity, quarta espaçonave da Virgin Galactic, foi alçada com sucesso ao espaço ontem (11), marcando um momento histórico para a humanidade. Esse foi o primeiro voo turístico totalmente tripulado ao espaço, já que todos os voos de testes anteriores levaram apenas os pilotos e cientistas.

A bordo dessa memorável viagem, estava o fundador da empresa, Sir Richard Branson, um magnata britânico dos negócios, bilionário, que do alto de seus 70 anos de idade, parecia um garoto descobrindo algo novo, como ditam suas palavras em seu primeiro discurso feito desde o espaço – vide abaixo.

O voo

De acordo com a Virgin, a VSS Unity atingiu uma velocidade de Mach 3 após ser liberada pela VMS Eve, sua nave-mãe. Após desacoplar do suporte da Eve, a Unity subiu com seu motor de foguete até chegar a uma altitude de 99 quilômetros, já no espaço.

Durante a jornada, a equipe a bordo realizou uma série de testes de cabine e experiência do cliente, incluindo a avaliação do conforto dos assentos, os ângulos das vistas da Terra a partir do espaço, o programa de treinamento de cinco dias no Spaceport America, que deve ser cumprido por todos que participarem da experiência no futuro, dentre outros. Não é necessário detalhar que o objetivo da Virgin é criar experiências de uma vida aos afortunados que conseguirem embarcar num voo como esse.

Após um breve discurso de Branson e alguma brincadeira com a gravidade zero, a nave retornou à pista de onde partira, no Spaceport America, no estado do Novo México (EUA). E, detalhe, acostumemos com esse termo espaçoporto, pois é de onde partirão os voos espaciais com turistas.

Comentários do fundador da Virgin

Sir Richard Branson disse: “Sonho com este momento desde que era criança, mas nada poderia ter me preparado para a visão da Terra a partir do espaço. Estamos na vanguarda de uma nova era espacial. Como fundador da Virgin, tive a honra de testar a incrível experiência do cliente como parte dessa notável equipe de especialistas em missões e agora astronautas. Mal posso esperar para compartilhar essa experiência com aspirantes a astronautas de todo o mundo”.

Branson continuou: “Nossa missão é tornar o espaço mais acessível a todos. Com esse espírito, e com o sucesso do voo de hoje, estou entusiasmado em anunciar uma parceria com a Omaze e a Space for Humanity para inspirar a próxima geração de sonhadores. Por muito tempo, olhamos maravilhados para os pioneiros espaciais de ontem. Agora, quero que os astronautas de amanhã olhem em frente e tornem seus próprios sonhos realidade”.

Um momento na história

A viagem da VSS Unity foi um dos assuntos mais comentados do mundo ontem e hoje, com justiça. Este momento decisivo para a Virgin Galactic forneceu uma amostra da jornada que os futuros astronautas poderão vivenciar esperar quando a empresa passar a oferecer o serviço comercial. 

Sair da versão mobile