Nem todos estão se aposentando: Boeing 747-400 entra na frota de aérea das Bermudas

A pitoresca Longtail Aviation, até então especializada no fretamento VIP de passageiros e com sede nas Bermudas, anunciou no último dia 8 de junho a aquisição de um B747-400F, para realizar serviços fretados de carga. A empresa aproveitará a onda de aumento na demanda por aeronaves cargueiras para ganhar um bom dinheiro.

Avião Boeing 747-400F
Imagem: autor Rafael Luiz Canossa via Flickr (Creative Commons).

A Longtail Aviation é a única transportadora aérea das Bermudas, um território ultramarino britânico, membro da comunidade do Caribe localizada no Oceano Atlântico, e constituído por uma ilha principal e um conjunto de pequenas ilhas separadas por estreitos canais, hoje ligadas por pontes rodoviárias. Seu território possui 53,2 m2 com uma população de 71.176 habitantes.

A Longtail foi criada em 1999, operando até o momento no fretamento de aeronave VIP, contando com um Boeing 737-700 Business Jet, com capacidade para transportar muito bem 18 passageiros, com todas as amenidades e confortos que um executivo deste porte pode oferecer.

Além dos serviços de fretamento de passageiros, a Empresa destaca em seu portal, que também atua no gerenciamento e aquisição de aeronaves, suporte a linhas aéreas e cargo “handling”. E agora, no transporte de carga aérea com a sua mais recente aquisição, o 747F.

O B747-400F em questão tem número de série 27503 e está equipado com quatro motores Rolls Royce RB211-524G/H-T, foi produzido em 1995, operando, segundo dados do Airfleets, de 1995 a 2015 na Cathay Pacific, sendo transferido em 2015 para a Cargolux, e agora chega a operadora das Bermudas.

A Autoridade de Aviação Civil das Bermudas (BCAA) emitiu no último dia 11 de junho, as novas especificações operacionais para a Longtail com a inclusão do Jumbo cargueiro na frota da aérea.

O CEO da Longtail, Martin Amick comentou: “Este é o momento certo, a cadeia de suprimentos global está sob pressão e é necessária a adição de um “heavy lift” (cargueiro pesado) de longo alcance para transportar os suprimentos médicos da China para o Ocidente. Esta nova aeronave ajudará a atender a essa necessidade.”

Um Boeing 747 nas Bermudas

No portal da BCAA, o diretor de operações da Autoridade das Bermudas, Peter Adhemar, disse que “o rigoroso processo de aprovação da BCAA exige que a Longtail Aviation cumpra um conjunto de regulamentos muito rigorosos”.

Adhemar destacou: “é uma grande conquista para a BCAA e para Longtail ter incluído esta aeronave na operação, dentro dos requisitos da reguladora em um prazo tão curto. O processo envolveu uma equipe de cinco pessoas da BCAA, três de Operações e duas de Aeronavegabilidade para ser concluído”.

A página da BCAA ainda destaca o emprego da aeronave, na atual situação global, em meio a pandemia do novo coronavírus: “a aeronave será usada para transporte de carga, que atualmente está em alta demanda. A carga de porão, transportada no período anterior a pandemia, nas aeronaves de passageiros contribuía imensamente para as operações de carga no mundo”.

Peter Adhemar ainda acrescentou: “Como sempre, foi um prazer trabalhar com a equipe da Longtail Aviation nesse empreendimento e estamos ansiosos para continuar nossa parceria e continuar mantendo os mais altos padrões para a aviação baseada nas Bermudas”.

Apesar de estar sendo retirado de serviço em sua versão de passageiros, o mercado de transporte de carga ainda parece que irá proporcionar uma sobrevida de muitos anos para o clássico Jumbo que, no segmento de transporte de carga aérea, principalmente nas condições globais atuais, demonstra ser ainda uma importante ferramenta a serviço da humanidade.

Veja outras histórias

Governo do Japão revela plano para que o país volte a...

0
O governo do Japão revelou um plano para colaborar com o setor privado na criação de uma aeronave de passageiros de próxima geração.