Nessa semana, brasileiros terão a chance de ver raro Hércules civil que voa no Alasca

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Foto Lynden Air Cargo

Nessa semana, dois aeroportos brasileiros receberão a rara visita de um avião do modelo Lockheed L-100-30/L-382 em sua versão civil. Comumente, tal modelo de aeronave está associado a operações militares de forças armadas ao redor do mundo, inclusive da Força Aérea Brasileira, que possui diversos exemplares do modelo, e onde é mais conhecido por C-130.

Poucas unidades civis do Hércules voam no mundo, especialmente na companhia Lynden Air Cargo, que tem oito deles, mas que os opera primariamente no Alasca, transportando mantimentos e carga entre as regiões isoladas do gélido estado norte-americano. A empresa também presta suporte a vários tipos de indústria, como a de óleo e gás, com cargas especiais e, eventualmente, realiza fretamentos a outras partes do mundo.

Essa não é a primeira visita do modelo no Brasil. Em raras ocasiões passadas, tal aeronave já havia sido fretada para voos a destinos no nordeste e sudeste do país. Não temos detalhes sobre o motivo do voo ao Rio de Janeiro. Questionamos à Lynden e, se obtivermos resposta, vamos incluir nessa matéria.

Quando e onde ver

Segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o voo deve passar pelos aeroportos de Manaus e Rio de Janeiro, tendo o último por destino final. A aeronave chegará proveniente de San Bernardino, na Califórnia, com escalas em Laredo (Texas) e na Cidade do Panamá.

EM MANAUS (IDA) – o pouso está previsto para 17h do dia 5 de dezembro, próximo sábado, com a decolagem às 18h15, após reabastecimento. O voo tem o código LYC-2416.

NO RIO DE JANEIRO – a chegada no Galeão tem previsão para às 23h50 do mesmo dia 5. O avião não permanece muito tempo, retornando aos Estados Unidos no dia seguinte, 6 de janeiro, com decolagem prevista para 12h (meio-dia).

EM MANAUS (VOLTA) – o novo pouso em Manaus tem previsão para 17h55, com saída 19h10, rumo ao Panamá.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias