Nesse sábado, Azul faz primeiros testes com o A320neo no Santos Dumont

Avião Airbus A320neo Azul

Um Airbus A320 neo da Azul, matrícula PR-YRW, foi flagrado na tarde deste sábado, 16 de novembro de 2019, realizando testes que precedem sua operação no Santos Dumont, o aeroporto mais central da cidade do Rio de Janeiro.

Ao longo de duas horas a aeronave, que decolou do Galeão, fez testes de aproximação, toques e arremetidas. Apesar da aeronave já ter pousado, é possível rever toda a trajetória do voo no FlightRadar24.

Quando consolidada e implementada, será a primeira vez que o A320neo opera no aeroporto em voos regulares.

Trajetória do voo desta tarde

Rotas da Azul para o A320 neo

Em agosto de 2019, a Azul anunciou que faria voos com esse modelo de aeronave no Santos Dumont, o qual tem capacidade para 174 passageiros e ampliará a participação da Azul no aeroporto seja na Ponte Aérea, seja em outras rotas. O início das operações aguardavam a conclusão das obras na pista principal do Santos Dumont, conduzidas entre agosto e setembro desse ano.

Em 2014, a Azul assinou um contrato de compra com a Airbus para 35 aeronaves da Família A320 neo. Além disso, a companhia aérea comprometeu-se a arrendar 28 A320neos da GECAS e de outros arrendadores. O A320 neo foi escolhido por sua eficiência e pelo Pacote para Pistas Curtas (Short Airfield Package – SHARP, em inglês) implementado pela Airbus, que melhora o desempenho de decolagem e pouso nos principais aeroportos com pistas curtas, como o Santos Dumont, no Rio.

A economia oferecida pelo Airbus A320 neo permite que a Azul Linhas Aéreas possa obter um melhor aproveitamento das conexões com os principais destinos no Norte e Nordeste do Brasil em horários de pico de forma extremamente eficiente. Integrar essa aeronave à frota foi entendida como uma etapa importante na estratégia de modernização e crescimento da empresa.

Carlos Ferreira

É profissional de marketing e pesquisador de temas relacionados à aviação há quase duas décadas. Leva a câmera fotográfica para onde vai e faz mais fotos de aviões do que dos passeios. Responsável pela linha editorial da revista eletrônica AEROIN.net.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.