Nigéria recebe primeiro lote de aviões de ataque A-29 Super Tucano

Foto por Deremer Studios, LLC

Na última quinta-feira (22), a Força Aérea da Nigéria anunciou o recebimento de um primeiro lote de seis aeronaves leves de ataque A-29 Super Tucano, de um total de doze unidades adquiridas. De acordo com o jornal nigeriano The Daily Post , os aviões chegaram à base aérea de Kano.

O Comodoro Gabkwet, diretor de relações públicas e informações da Força Aérea Nigeriana (NAF), confirmou a chegada do caça em um comunicado, como reporta o Aviacionline.

Os turboélices armados vão realizar ataques contra o grupo terrorista Boko Haram e seus parceiros do Estado Islâmico, na província da África Ocidental, e contra criminosos nas regiões norte e noroeste do país.

O contrato de US$ 462 milhões assinado em 2018 inclui 12 caças A-29 Super Tucano, fabricados nos Estados Unidos pela empresa Sierra Nevada sob licença da Embraer. Esse pagamento cobriu a integração de sistemas de observação infravermelho (FLIR) e laser visando seis aeronaves.

Um pacote de armamento também foi previsto para equipar os aviões, que inclui bombas guiadas por laser Paveway II, foguetes guiados por laser, bombas não guiadas e foguetes e munição de 12,7 mm para as duas metralhadoras Browning que cada aeronave possui.

O A-29 Super Tucano é uma aeronave turboélice durável, versátil e potente, capaz de realizar uma ampla gama de missões, mesmo operando em pistas desafiadoras. Até o momento, o Super Tucano foi selecionado por 15 forças aéreas de todo o mundo.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

A incrível ‘dança’ do enorme Airbus A380 em um pouso de...

0
Seu leme a todo momento é visto sendo defletido de um lado para o outro, pelas ações do piloto em corrigir os desvios.