No Dia da Mulher, empresa terá 52 voos com tripulação totalmente feminina

A Air India será novamente a companhia aérea com maior número de voos operados com tripulações totalmente compostas por mulheres em um único dia, de acordo com um comunicado da empresa. A ação celebra o Dia Internacional da Mulher.

A companhia de bandeira indiana operará mais de 50 voos, incluindo oito em rotas no exterior, com tripulações femininas ao longo desse Dia Internacional da Mulher. Uma publicação no Twitter da empresa aérea, trouxe a seguinte mensagem:

“A Air India está operando 8 voos internacionais e 44 domésticos importantes com tripulação toda feminina para marcar o #IWD2020. Estamos orgulhosos de nossas colegas que desempenham um papel fundamental para nos impulsionar adiante ”, twittou a companhia com a hashtag #InternationalWomensDay2020.

Dentre as rotas internacionais, está o importante voo direto de Delhi para San Francisco.

A Air India é talvez a única companhia aérea a operar tantos voos domésticos e internacionais com mulheres, acrescentou a companhia num comunicado à imprensa.

No ano passado, a Air India realizou 12 voos internacionais com Boeing 787 e 777, e mais de 40 domésticos com aeronaves Airbus, operados por tripulações femininas no Dia da Mulher. 

País com maior número de mulheres na cabine e recordistas

A história das mulheres com a aviação na Índia remonta da década de 1930, no entanto, em 1947 foi quando Prem Mathur se tornou a primeira mulher indiana a se tornar piloto comercial, trabalhando para a companhia aérea doméstica Deccan Airways. 

Passando para os tempos atuais, uma tripulação feminina liderada pela comandante Kshamata Bajpai estabeleceu o recorde mundial de voo mais longo operado apenas por mulheres, quando voaram de Deli para São Francisco, em 8 de março de 2017.

Foto Associação das Mulheres-Pilotos Indianas / Facebook

Além de ter a maior proporção de mulheres pilotos comerciais do que qualquer país, a Índia possui uma indústria de aviação em expansão, com mais e mais mulheres entrando em campo e o número de prestigiados institutos de voo aumentando nos últimos tempos.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias