No sul da África, os jatos feitos pela Embraer passam a voar com novas cores

Foto: Fly Namibia

Acaba de nascer na África a Fly Namibia, que embora seja apenas o fruto da mudança de nome da empresa FlyWestair, abordará o mercado com um apelo diferente, visando ser a companhia de bandeira do país sul-africano. Segundo o Namibian, os voos com a nova marca foram iniciados na terça-feira, 2 de novembro, e já com uma aeronave Embraer ERJ-145 nas novas cores.

A frota da empresa, hoje, é pequena e com apenas três aviões regionais da Embraer, todos eles do modelo ERJ-145. A companhia aérea é a única operadora regular ativa do seu país no momento, após a falência, no início deste ano, da companhia aérea de bandeira estatal Air Namibia.

Junto com sua mudança de marca, a companhia aérea anunciou uma nova programação de safári com conexões diárias entre Vinduque e destinos turísticos da Namíbia, incluindo o Parque Nacional de Etosha, Sossusvlei, no deserto da Namíbia, e a cidade costeira de férias de Swakopmund. Dentre as ligações internacionais, continuarão os voos para a África do Sul.

Falando no evento de lançamento da nova marca, a Vice-Ministra do Meio Ambiente, Silvicultura e Turismo da Namíbia, Heather Sibungo, enfatizou que o turismo é um setor prioritário para o desenvolvimento econômico no Plano de Desenvolvimento Nacional da Namíbia e tem sido um dos setores de maior sucesso e rápido crescimento da Economia da Namíbia nos últimos anos. As chegadas de passageiros a turismo aumentaram de 560.000 em 1999 para um recorde de 1,5 milhão em 2019, disse ela.

Van Schalkwyk também anunciou que a empresa em 2022 lançaria um esquema de bolsa de aviação para aspirantes a engenheiros de aeronaves, pilotos e tripulação de cabine da Namíbia.

A empresa-mãe da FlyNamibia, Westair Aviation, começou como uma instalação de manutenção de aeronaves e escola de aviação em 1967. Originalmente operava fretamentos, levantamentos aéreos em toda a África e evacuação médica. A companhia começou a operar voos regulares de passageiros como FlyWestair em 24 de junho de 2019.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias