Norwegian recusa ofertas de compra da British e Iberia

A maior low-cost long haul do mundo, a Norwegian Air Shuttle, recusou duas propostas do IAG (grupo formado pela British Airways, Iberia e suas subsidiárias) de compra da companhia noruguesa.




No último mês o grupo IAG comprou 4,6% da empresa através do mercado de ações, e declarou que era o primeiro passo para a compra total da low-cost, uma das principais concorrentes das grandes e tradicionais aéreas européias.

A Norwegian na época já desconsiderava qualquer compra total, mas destacava o interesse da IAG como um símbolo da solidez da empresa. Hoje a companhia afirmou que recebeu duas propostas “em relação à aquisição de 100% do capital da Norwegian Air Shuttle. As propostas foram analizadas em conjunto com os conselheiros financeiros e legais da companhia, e foram rejeitas de maneira unânime baseado no baixo valor oferecido e suas prospectivas.”

Não é a primeira vez que a IAG tenta comprar uma concorrente e tem sua proposta recusada pelo baixo valor: em 2014 a oferta foi pela aérea espanhola focada no turismo, a Air Europa, que recusou o baixo valor oferecido pelo grupo.

Por sua vez, a Qatar Airways, maior acionista no grupo IAG com 21% das ações, disse que não iria interferir na tentativa de compra da Norwegian mas iria apoiar o grupo: “O que quer que eles (IAG) façam para expandir seus negócios é algo bem pensado e nós iremos apoiar. Mas nós não temos planos para adquirir a Norwegian e deixaremos essa relação com a IAG”, declarou o CEO da Qatar, Akbar al-Baker.

Com informações da NASDAQ e do New York Times.

Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Em 15 aviões, Copa leva mensagem de prevenção ao Câncer de...

0
15 aeronaves da companhia receberão a logomarca da campanha, como símbolo da mensagem de consciência para a prevenção.